CM Braga recolhe 200 toneladas de resíduos na semana do clima

Durante esta semana, o município de Braga retirou, até ao momento, cerca de 200 toneladas de lixo da via pública, num total de 1100 desde o início do processo. Os dados foram apresentados esta quinta-feira na zona industrial do Anjo, em Mire de Tibães.

Esta iniciativa, que abrange 12 freguesias, arrancou no princípio do ano e está actualmente em curso a segunda fase, no âmbito da Semana de Mobilização pelo Clima. Dos 34 locais identificados como ‘lixeiras’, 12 já foram retirados. O vereador do Ambiente da Câmara Municipal explica que as 1100 toneladas de lixo equivalem “a mais de 100 camiões cheios encaminhados para aterro sanitário [neste caso para a Braval]”.


Altino Bessa dá conta que o trabalho continuará a ser realizado até ao final do ano. “Se tivermos em conta aquilo que tem acontecido, isto irá ultrapassar seguramente as 2500/3000 toneladas de lixo, o que é uma brutalidade”, acrescenta.


De forma a combater a quantidade de lixo que é depositada na via pública, o vereador adianta que a autarquia vai “tentar intensificar a fiscalização”, nomeadamente através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, e que já foi solicitado aos presidentes de junta para que “dentro da sua área de influência possam também fazer denúncias”, consciencializando os cidadãos.

Altino Bessa alerta ainda para o “dinheiro público que é gasto” nestes serviços e para o “impacto ambiental” resultante das lixeiras.

TBG

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv