CMB continua a denunciar descargas no rio Este

A Câmara Municipal de Braga continua a denunciar as descargas ilegais no rio Este, mas o município reconhece que é difícil impedir as descargas de outra forma que não seja multar. Nos últimos meses o número de descargas naquele curso de água tem aumentado. Confrontado sobre este facto, Ricardo Rio não nega que o rio Este já teve melhores dias.


O autarca recuou ao início do primeiro mandato, em 2013, para referir que o trabalho de fiscalização e denúncia do município fez abrandar o número de descargas ilegais ao longo dos anos mais recentes.“Desde o início do nosso primeiro mandato fomos confrontados com descargas ocasionais, algumas delas impossíveis de detectar a sua fonte, e outras que foram paulatinamente identificadas, reportadas às entidades competentes e devidamente sancionadas. A CMB deu sequência a todos os processos e não houve nenhuma situação que não tivesse sido reportada”, explicou, esclarecendo que essa atenção do município resultou “num período de bastante acalmia”.

Admitindo que no rio Este, nos últimos dois meses “houve um aumento de frequência de descargas”, o autarca considera que não se reatou o volume de descargas do passado.

Na opinião do edil bracarense, este aumento de descargas ilegais pode ter acontecido por força da realização das obras no complexo da Rodovia. “Alguns infractores terão achado que nós iriamos estar mais distraídos com esse tipo de situações”, começou por explicar, acrescentando município “está a accionar os mecanismos para detectar a fonte e a reportar as ocorrências para as entidades competentes” para que sejam aplicadas as respectivas sanções, avisa.

 Ricardo Rio admite ainda a existência de “algumas ligações incorrectas em termos de cruzamento de águas pluviais com águas de drenagem de resíduos que num ponto ou outro” vão poluindo o rio Este.

Áudio:

Ricardo Rio explica situação no rio Este e assegura que o município está a reportar os casos detectados

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv