CMB distribui kits de ciência pelas escolas básicas

Num investimento de cerca de 70 mil euros, a Câmara de Braga vai distribuir por todas as escolas básicas do concelho material didáctico da área das ciências, num total de 73 kits. A primeira entrega, simbólica, aconteceu esta quinta-feira na EB 1 de Cabreiros, com a presença da vereadora da educação, Lídia Dias. O objectivo é garantir às escolas as melhores condições possíveis para o desenvolvimento do ensino experimental na área das Ciências.
“São kits de material de ciências experimental para a turmas de primeiro ciclo poderem descobrir diferentes actividades que podem desenvolver com este material”, explicou aos jornalistas a vereadora da educação, Lídia Dias.
Uma entrega que concretiza um apelo das escolas e “fazia falta”. Para Lídia Dias, 70 mil euros “é um excelente investimento, numa boa altura, de inicio de período, que vai motivar os professores a desenvolverem actividades nesta área”, assegurou.
Atrair os alunos para a área das ciências e fomentar actividades de grupo é outro dos objectivos. “Cada vez mais, despertar a curiosidade e pôr as crianças a descobrir por elas próprias é uma preocupação desde o pré-escolar. No primeiro ciclo, esse trabalho é desenvolvido de uma forma consistente, com o próprio currículo. Existir material especifico para desenvolver actividades e ir ao encontro dos objectivos do currículo é essencial para que se façam aprendizagens com sucesso para que as crianças consigam compreender o que as rodeia da melhor forma”, sublinhou a vereadora.
Áudio:
Lídia Dias, vereadora da educação, explica o que se pretende
