CMB investe 300 mil euros em Centro Cívico de Nogueiró

Foram necessários um total de 300 mil euros, da parte da Câmara Municipal de Braga, para construir e adquirir os terrenos onde está instalado o Centro Cívico, assim como para a ampliação do Adro e Parque de Estacionamento da Igreja de Nogueiró.  Com oito salas, a infra-estrutura tem capacidade para acolher diversos projectos de cariz cultural. 

A inauguração decorreu esta segunda-feira ao final da tarde e contou com a presença do autarca Ricardo Rio.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da União de freguesias de Nogueiró e Tenões, João Tinoco, recordou a “falta de condições” para receber actividades culturais de grupos independentes como era o caso da Orquestra Filarmónica de Braga e o grupo Canto D´Aqui. “A sede da junta estava a rebentar pelas costuras”, afirma o presidente que garante que a falta de espaço obrigava os músicos a transportar os instrumentos de um lado para o outro. João Tinoco frisa que a participação do Município foi uma oportunidade de “criar um espaço em que os fregueses pudessem desenvolver as suas actividades de forma mais autónoma”.

Nas oito salas disponíveis do Centro Cívico há espaço para salas de ensaio, assim como salas em que serão realizadas aulas de ginásticas para idosos e também uma biblioteca com internet. De acordo com o presidente, será no Centro Cívico que a Orquestra Filarmónica de Braga vai dinamizar uma escola de música para crianças, sendo que no futuro a iniciativa pode ser alargada aos seniores. 

Na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Braga declarou que é “responsabilidade da autarquia contribuir para que cada uma das freguesias concretize as suas aspirações”. Ricardo Rio assegurou que o Centro Cívico assim como as outras empreitadas realizadas no local, vêm trazer “mais amplitude” para a envolvente.

O edil realçou também o facto desta ser uma das freguesias, apesar da sua matriz pouco urbana, que mais tem cativado novos moradores. Ricardo Rio destacou, acima de tudo, o aumento de novas construções na zona o que tem contribuído para que a autarquia invista “do ponto de vista da mobilidade na freguesia que tem conseguido equilibrar bem esse desenvolvimento”. 

Áudio:

João Tinoco, presidente da União de freguesias, e atrás o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a dar nota da importância do equipamento para os fregueses. 

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv