CMB lança Boletim Informativo e apela: “Incêndios não”

“Incêndios não!” é o mote para o Boletim Informativo do Município de Braga que foi lançado esta quinta-feira. Mais de 5 mil exemplares do documento serão distribuídos no concelho, priorizando as escolas, IPSS’s e Juntas de Freguesia. No dia Mundial da Floresta Autóctone, o documento foi lançado precisamente na Falperra, junto à Igreja de Santa Maria Madalena, numa das zonas mais afectadas pelo incêndio de 15 de Outubro, no qual arderam cerca de mil hectares.


Um documento que quer alertar para a responsabilidade de cada um para com a preservação da floresta, sublinhou o vereador do ambiente em Braga, Altino Bessa. “É responsabilidade individual, muito naquilo que é a utilização da floresta para o lazer, piquenique, caminhadas e rails, entre outros, para quem tenham cuidados, direcionado para os agricultores, distinção entre uma queima e queimada, os cuidados a ter, as alturas que as podem fazer, parte direcionada para as casas


O destaque do Boletim vai, sobretudo, para a defesa das habitações e da vida das pessoas. O capítulo “Proteja a sua casa dos incêndios florestais”,  “dá precisamente essa perspectiva das medidas, das precauções e prevenções para evitar caso haja uma catástrofe deste género, para que as pessoas estejam protegidas de um eventual incêndio”, referiu o responsável.

Uma medida que surge no âmbito da sensibilização dos bracarenses no pós-incêndio. “Neste local emblemático, quando olhamos a área envolvente percebemos a dimensão do que se passou, onde arderam mais de 1000 hectares, que tem um impacto enorme nesta área e pulmão de Braga. Agora temos que nos levantar das cinzas, e esta é uma das várias medidas nesse sentido”, referiu.


O lançamento do boletim contou com a presença de Filipe Pinto que, além de músico, é formado em Engenharia Florestal. No local, explicou a importância deste boletim. “Queremos alertar para  o panorama que vivemos este ano. Pretendemos incutir alguma informação de proximidade, falar do pós incendio, que é tão importante como a prevenção. Existe todo um conjunto de factores que, em Braga, têm quê ser cuidados”, avisou.

Áudio:

Altino Bessa, vereador do ambiente, explica o que se pretende

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv