CMB tapa parquímetros de 27 ruas esta terça-feira

Dia de mudanças em Braga no que ao pagamento do estacionamento à superfície respeita. Hoje, diferentes artérias do centro histórico da cidade deverão ver “tapados” os equipamentos de cobrança de estacionamento.

Cinco anos depois, chegou o dia da reconversão da fiscalização do estacionamento pago à superfície. A partir daqui, a fiscalização regressa à esfera da Polícia Municipal e é anulada a cobrança em 27 ruas, medida aprovada pelo executivo de Mesquita Machado quando em 2013 concessionou o estacionamento pago à superfície à empresa ESSE.

Esta segunda-feira, em declarações aos jornalistas e depois de anos de avanços e recuos à conta de decisões jurídicas, Ricardo Rio foi cauteloso nas palavras. Mesmo que exista uma acção cautelar por parte do privado, “a autarquia tem toda a legitimidade para recorrer uma vez que  que o processo não pode sequer ser suspenso nesta fase”, defendeu o autarca.

Os vereadores do Partido Socialista dirigem a questão para a necessidade de se equacionarem rapidamente novos tarifários. Miguel Corais sugere ao município redução dos valores, estacionamento gratuito nos primeiros quinze minutos ou uma hora de estacionamento gratuito para quem efectuar uma compra de determinado valor num estabelecimento do centro histórico.

A CDU quer o município a gerir a 100% o estacionamento pago à superfície e acredita que já nada reverterá decisão que esta terça-feira entra em vigor. “Quero crer que mesmo que sejam procedimentos cautelares, que seja declarado o interesse público da decisão”, afirmou Carlos Almeida.

Áudio:

Ricardo Rio, Miguel Corais e Carlos Almeida

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv