CMG admite apoiar reabilitação em bairro social

A Câmara Municipal de Guimarães está disponível para ajudar a reabilitação do Bairro da Emboladoura, na freguesia de Gondar.
Hoje, à margem da reunião de executivo, Domingos Bragança revelou que tem, no início de Fevereiro, uma reunião agendada com a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, e vai aproveitar o encontro para propor uma parceria entre a autarquia e o Governo para reabilitar o bairro social.
O autarca lamentou “a degradação do aspecto físico dos imóveis da habitação social” e assinalou que os moldes da parceria podem ser independentes “da transferência de competências decorrente do processo de descentralização em curso”. “O Governo dá o que tem de dar e a Câmara, não tendo de dar, dá porque não pode ver aquele bairro numa degradação que não quero qualificar”, referiu.
Alguns dos imóveis do bairro social são propriedade privada mas Domingos Bragança colocou a hipótese de fazer mudanças na lei para intervir no local. “Se houver vontade podemos ir ao ponto de fazer alterações jurídicas na lei que permitam a intervenção da Câmara e do Governo. As fracções que são propriedade privada de famílias não podem ser impeditivas para reabilitarmos o edifício”, esclareceu.
Áudio:
Domingos Bragança quer reabilitar Bairro da Emboladoura
