CMG assume mais de um milhão de euros para obras no Hospital

É mais um passo para a concretização das obras no Serviço de Urgência, no Hospital de Guimarães. A autarquia aprovou, esta quinta-feira, em reunião municipal, um apoio a atribuir ao Hospital. Com o valor de um milhão cento cinquenta mil euros, o financiamento irá desbloquear o visto do Tribunal de Contas para a obtenção de fundos comunitários, com vista à concretização da obra.


Na candidatura, no âmbito do Norte2020, aprovado em 2016, o Hospital obteve um apoio financeiro do FEDER de mais de oitocentos mil euros, sendo o restante valor assegurado por verbas próprias daquele Hospital, podendo, contudo, vir a captar mais verbas para este projeto pelo que o esforço do Município poderá ser reduzido. A autarquia está disponível para completar a verba necessária para o projeto, que ronda os três milhões de euros, de acordo com o autarca Domingos Bragança.


A requalificação do serviço de urgência é uma necessidade reivindicada há quase 20 anos. A oposição considera que a autarquia deveria ter exigido que o Governo atribuísse os fundos, já que esta seria uma competência do Estado, diz o vereador da coligação Juntos por Guimarães, Bruno Fernandes.  “Somos totalmente a favor da requalificação da urgência do Hospital. É uma necessidade antiga. Infelizmente, há tempo a mais que o Ministério da Saúde devia ter resolvido este problema”, admitiu. 


Ainda assim, o social-democrata lembrou que o Hospital de Guimarães “tem uma amplitude regional” e uma carência “que é reconhecida por todos”. “Custa-nos compreender que tenham que ser os cofres do muncípio, o IMI dos vimaranensesm a suportar uma despesa que cabe à administração central”.


Na resposta, Domingos Brangança admitiu: “é verdade que quem tem competência é o Ministério da Saúde, mas o que esta em causa é a saúde dos vimaranenses e quem se serve deste hospital”. “Este é um serviço crítico e existem graves limitações do espaço disponível para o seu normal funcionamento e daí esta comparticipação da Câmara, no sentido de completar uma candidatura de apoios que já foi alcançada”, lembrou.


Novo posto de Saúde em Moreira de Cónegos 


Ainda no âmbito da saúde, foi aprovado na reunião desta quinta-feira, a cedência de um terreno para a construção da nova Unidade de Saúde na Vila de Moreira de Cónegos. A Câmara Municipal cede o terreno com a área total de 11644 m2, no Lugar de Aviascos, Moreira de Cónegos e a ARS NORTE promove a construção de uma nova Unidade de Saúde naquele local, para o que o Município constituiria o direito de superfície a favor daquela, a título gratuito, pelo período de 50 anos, com possibilidade de renovação por períodos de 5 anos.

Áudio:

A explicação do autarca Domingos Bragança e as críticas do vereador do PSD, Bruno Fernandes.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv