CMG atribui mais de um milhão de euros a 87 instituições

87 instituições de solidariedade social de Guimarães receberam, esta terça-feira, um total de 1.328.441,40 euros da Câmara Municipal. As instituições candidataram-se a apoios do município para este ano, com projectos que versaram sobre várias áreas, como juventude, desenvolvimento sustentável ou cultura.
De acordo com a autarquia, entre os parâmetros para a atribuição de apoios, “destacam-se a qualidade e interesse dos projetos, a continuidade e qualidade de execuções anteriores, a criatividade e a inovação, a consistência e adequação do orçamento, a capacidade de angariar outras fontes de financiamento e o número potencial de beneficiários”.
Na sessão, a vereadora com o pelouro da da acção social, Paula Oliveira, elogiou o trabalho desenvolvido pelas associações presentes. “Está aqui o «grau ouro» do município de Guimarães. Apesar de sermos muitos aqui presentes, somos poucos para os desafios e exigências que são colocados pela sociedade actual. Sou testemunha da grande elevação da exigência do rigor dos projectos apresentados”, disse.
A vereadora explicou ainda que as diversas instituições exploraram áreas como “a primeira infância, a educação, a juventude, a terceira idade, desenvolvimento sustentável e preocupações ambientais”, referiu.
Já o autarca Domingos Bragança admitiu que a Câmara tem que estar atenta as necessidades das instituições para dar apoios extraordinários, além dos concedidos esta manhã. “Há muitos projectos que precisam de um apoio mais forte. Atendemos a projetos com a regularidade que as instituições precisam para continuar a prestar um apoio de qualidade. Há outros projectos de grande dimensão física, que precisam de apoio extraordinário, que a Câmara tem que dar o seu contributo”, referiu.
Foram ainda concedidos apoios a sete projectos do Orçamento Participativo, no sentido de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, nomeadamente os projectos “Então Vamos”, “Tabu”, “Oficina das Letras, “Intervenção CAO”, “Consigo”, “Candoso Activo” e “Apoio Domiciliário a Pessoas com Perturbação Mental”.
A lista das instituições que receberam os referidos apoios pode ser conhecida aqui.
Áudio:
Os elogios da vereadora Paula Oliveira e do autarca Domingos Bragança.
