CMG na corrida ao Prémio de Boas Práticas de Participação

O projecto Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, da Câmara de Guimarães, foi nomeado para o Prémio Boas Práticas de Participação. A iniciativa é da Rede de Autarquias Participativas e pretende incentivar à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa desenvolvida em Portugal.
O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência foi selecionado entre as 19 práticas a nível nacional, agora sujeitas a avaliação do júri. Paula Oliveira, vereadora com a pasta da acção social, explicou à RUM que esta valorização do projecto criado em 2003 é encarado “com reconhecimento e com sentido de responsabilidade para continuar a trabalhar em equipa pelos direitos das pessoas com deficiência”, sublinhou.
O objectivo do projecto é “promover accões de sensibilização, informação e formação junto da entidades e das pessoas com deficiêcia, para ue os direitos sejam efectivos e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para as problemáticas que habitualmente afectam as pessoas com deficiência”, explicou a vereadora.
Um Fórum que é composto por várias entidades, desde agrupamentos de escola, instituições de apoio a deficiência, instituições de apoio à deficiência, como a ACAPO- Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, a Associação Portuguesa de Deficientes, o Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a CERCIGUI, o Grupo de Auto Representação da CERCIGUI, e outras instituições, como a Fraterna-Projeto Guimarães Inclusivo, a Associação “Os Incríveis”, a Associação Plural e Singular, Tempo Livre e Pessoas com Deficiência a título individual.
As cinco práticas melhores classificadas perante a avaliação do júri passarão à fase de votação pública. Serão entregues dois prémios, cabendo ao primeiro classificado a nomeação de melhor prática de democracia em Portugal e ao segundo uma menção honrosa. A avaliação do júri decorre até ao dia 23 de fevereiro, seguindo-se a votação pública de 12 de março a 13 de abril.
Áudio:
Vereadora Paula Oliveira fala-nos sobre o projecto:
