CMG pode assumir gestão das EN 101 e 105

O Presidente da Câmara de Guimarães admitiu hoje, à margem da reunião de executivo, que a autarquia está em negociações com a Infraestruturas de Portugal (IP) para assumir a gestão das estradas nacionais 101 e 105 que atravessam o concelho.
As duas vias ocupam um forte volume de tráfego automóvel: a EN 101 atravessa as Taipas, a EN 105 atravessa Moreira de Cónegos e ambas ligam a Guimarães. O estado em que ambas se encontram está degradado e a requalificação é exigida há largos anos.
As duas estradas são da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal e qualquer requalificação tem de ter o aval da autoridade nacional. Domingos Bragança revelou que está a negociar no sentido de o município passar a ser a responsável pela gestão das estradas: “Já reuni com o presidente da IP para atribuir as competências à autarquia e em princípio a câmara municipal ficará responsável”.
O autarca adianta, no entanto, que o município tem de ficar salvguardado: “Temos de discutir todo o envelope financeiro que nos será entregue para assumirmos a gestão de todas as estradas do concelho. Estamos disponíveis para assumir, desde que não seja prejudicial para Guimarães do ponto de vista financeiro”.
O presidente do município vimaranense sublinha que os cidadãos exigem responsabilidades à autarquia na gestão das estradas mas lembra que o executivo está limitado nessa matéria: “Os cidadãos olham para as estradas da cidade e não querem saber se a responsabilidade é da IP ou da autarquia… mas eu se quiser intervir não posso, tenho de pedir licença à IP, mas os cidadãos, e bem, no meu entender, consideram que é o município a resolver isso”, conclui.
Áudio:
Domingos Bragança admite que a autarquia de Guimarães possa gerir as EN 101 e 105
