CMG quer acabar com “uso indevido” do campo de S. Mamede

A Câmara de Guimarães e a Polícia de Segurança Pública (PSP) querem acabar com o “uso indevido” do campo de S. Mamede. No espaço, localizado junto ao Castelo de Guimarães, têm ocorrido, de acordo com o autarca, corridas de automóveis. Além disso, chegaram queixas à autarquia, devido ao estado do piso no local, principalmente em alturas de mais chuva. O tema foi abordado pelo autarca esta quinta-feira, após a reunião municipal.
Domingos Bragança já reuniu com a PSP para “criar um conjunto de restrições”. “As corridas não podem acontecer e já reuni com a PSP e com as forças policiais em geral, para que tenham uma atenção especial àquele local. O campo de S. Mamede é destinado ao aparcamento e não a corridas”, lembrou.
Além disso, chegaram queixas à autarquia, devido ao estado do piso no local, principalmente em alturas de mais chuva. O autarca lembra que o campo de S. Mamede, sendo Património Classificado, não pode ser alterado e, por isso, o piso tem que ser saibro. “É bom que tenhamos consciência que é um espaço histórico classificado e o terreno tem que ser em saibro, mas podemos fazer uma melhor drenagem da água”, admitiu.
Há, assim, espaço para algumas melhorias técnicas no local. “Temos que implementar um melhor sistema de drenagem. Essa intervenção já está feita mas temos que a estudar melhor. Vamos colocar uma nova camada de saibro, para repor os níveis, e ao mesmo tempo fazer uma melhor drenagem da água, para que nas chuvas a água possa ser conduzida por esses sistemas naturais de drenagem”, afirmou o presidente da autarquia.
O local de entrada e saída de viaturas do campo de S. Mamede será também alvo de uma intervenção.
Áudio:
Autarca vimaranense admite algumas melhorias no piso:
