CMG quer criar 1º Eco Parque Industrial do país até 2021

Guimarães quer avançar com a construção do primeiro Eco Parque Industrial em Portugal. Esta ambição foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães que estabelece o ano de 2021 como meta para a concretização da iniciativa vimaranense.
O projecto “embrionário” já está a ser desenvolvido há cerca de um ano e, de acordo com Domingos Bragança, irá nascer na zona de Moreira de Cónegos estendendo-se até Gandarela. Ou seja, aproximadamente, 60 hectares onde irá reinar o espaço verde em perfeita harmonia com a arquitectura e funcionamento das empresas que, no futuro, se irão instalar no Eco Parque Industrial. O autarca sublinha, no entanto, que “60% dessa área não será para construção, uma vez que estamos a falar de terrenos agrícolas e florestais”.
Tudo isto para fazer face às alterações climáticas que o edil vimaranense classifica como “dramáticas”, logo é necessário agir com rapidez. Este primeiro Eco Parque Industrial pretende promover a economia circular tanto no “modo de produção das empresas como em todo o seu processo tecnológico”.
Quando questionado sobre a receptividade dos empresários do Vale do Ave, Domingos Bragança frisou que todos estão “entusiasmados com o Eco Parque Industrial”, realçando que poderá mesmo ser uma ferramenta para abrir portas nos mercados internacionais às empresas da região”. Segundo Domingos Bragança, o Ministro do Ambiente viu com bons olhos o projecto inovador vimaranense, e ao que tudo indica “estaria com uma linha totalmente aberta para o projecto”.
