Comando Distrital da PSP de Braga comemora 142 anos

O Comando Distrital de Braga comemorou, esta quinta-feira, 142 anos e como tal Pedro Teles, Superintendente do Comando Distrital de Braga, anunciou que, em Junho, já vão estar em funções as Equipas de Prevenção e Reacção Imediata.

A cerimónia que se realizou no Altice Forum Braga acolheu personalidades de diversas forças de segurança e, também, de instituições do distrito para comemorar os 142 anos do Comando Bracarense.

No seu discurso Pedro Teles, Superintendente do Comando Distrital de Braga, anunciou a “conclusão com êxito” de oito agentes no Curso de Técnicas de Intervenção Policial de Motociclistas. Estas Equipas de Prevenção e Reacção Imediata vão já entrar em funções no mês de Junho e caracterizam-se pela “elevada capacidade reactiva”, devido ao grau de mobilidade num meio urbano que significa um efeito “dissuasor, rápido e versátil” na actuação desta força.

Em jeito de balanço, o Superintende referiu ainda a elevada posição que Braga ocupa nos índices de segurança a nível nacional, sendo que o Distrito de Braga apresenta o 2º melhor de criminalidade por 1.000 habitantes no RASI 2018.  O responsável registou ainda que quatro principais cidades do distrito, Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos houve uma diminuição de 5.6% na criminalidade denunciada, uma diminuição de 10.2% na criminalidade violenta e grave. 

Quanto à área de investigação criminal foram efectuadas 113 buscas, nas quais 100 indivíduos foram detidos e constituídos 2558 arguidos.

“No próximo ano no dia de S. Geraldo a Cidade de Braga vai atribuir a Medalha de Mérito da Cidade ao Comando Distrital de Braga”

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio esteve presente nas comemorações e anunciou que no próximo ano o Comando Distrital de Braga vai receber a Medalha de Mérito da Cidade. O autarca confessou que ficou “surpreso” que em tantos anos de actividade a cidade ainda não tivesse reconhecido o trabalho notório da PSP.

O edil não deixou de enaltecer todo o trabalho de cooperação entre a Polícia de Segurança Pública e a autarquia ao longo dos anos. “Foi uma iniciativa que testemunhou da dimensão não apenas que é na sua área directa de competência, mas também de toda a intervenção e interacção com a comunidade que o Comando Distrital de Braga tem assegurado. Ao longo dos últimos anos tem sido um parceiro activo do Município de Braga e de outras instituições e é isso que pretendemos que no futuro continue a acontecer, que continue a tornar a nossa cidade segura”, destacou.

Já Luís Farinha, Director Nacional da PSP, realçou e agradeceu o trabalho feito por toda a equipa desta força de segurança no Distrito de Braga e que os resultados estão á vista de todos.

“Quero manifestar ao Comando Distrital de Braga o meu reconhecimento enquanto director nacional e polícia pelo elevado empenhamento, espírito de sacrifício, dedicação e sentido de missão com que se apresentam ao serviço do cidadão, todos os dias e todas as horas sem olhar às exigências ou complexidade das circunstâncias. Este tipo de serviço tem permitido à PSP ganhar o respeito e reconhecimento dos cidadãos que servimos e dar a garantia que podem contar sempre com a sua polícia”, indicou. 

Áudio:

Pedro Teles, Superintendente do Comando Distrital de Braga, Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga e Luís Farinha, Director Nacional da PSP.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv