Combustíveis descem, mas pouco. Preço em mínimos do ano

A partir de amanhã fica mais barato comprar combustível. Ainda que pouco, os preços preparam-se para descer pela primeira vez este ano. “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços até meio cêntimo por litro para a gasolina. No que diz respeito ao gasóleo, os preços vão recuar até um cêntimo”, adiantou fonte do sector ao Jornal Económico.
A valorização do euro face ao dólar foi determinante para a descida dos preços dos combustíveis em Portugal a partir de segunda-feira. A redução dos preços vai sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como também nos postos dos hipermercados.
Dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), dão conta de que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa actualmente 1,547 euros enquanto que o um litro de gasóleo vale 1,350 euros. São os preços mais elevados dos últimos três anos, com Portugal a ser o quarto país da União Europeia com o valor da gasolina mais elevado. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
