Comércio de Natal: GNR reforça patrulhamento

Desde esta sexta feira e até dia 24 de Dezembro, a GNR realiza a operação “Comércio Seguro” com a missão de garantir a segurança dos comerciantes e clientes na época natalícia. Lojas bem iluminadas ou estratégias diferentes para o encerramento dos espaços são alguns dos alertas deixados pela Guarda Nacional Republicana.

De acordo como Major Paulo Poiares, da Repartição de Programas Especiais da GNR, nos próximos dias estarão especialmente atentos uma vez que “é normal que nesta época do ano aumente o número de furtos e roubos”. Neste período está assegurado o aumento “da presença física, de visibilidade e proximidade junto do cidadão, aproveitando para sensibilizar quer comerciantes quer clientes para alguns comportamentos”, começa por explicar.

A iluminação é um dos primeiros conselhos deixados aos comerciantes, assim como atenção nos períodos de abertura e fecho. “A iluminação é fundamental porque uma maior visibilidade vai reduzir a vontade de cometer um crime”. A abertura e o fecho são alturas em que o comerciante está mais sozinho e por isso o ideal é “evitar estar sozinho e quando fizer o fecho já ter feito antecipadamente o depósito bancário”.

O que fazer caso assista a um assalto


Em caso de assalto, há comportamentos essenciais para comerciantes e clientes. A GNR alerta a população em geral para “manter a calma, não reagir e procurar dentro do possível recolher o máximo de informação relativamente aos traços fisionómicos e ao tipo de roupa que o indivíduo tem”, além de informar a guarda “no mais curto espaço de tempo possível”.

Uma reacção ou a tentativa de enfrentar o assaltante pode colocar em risco todos aqueles que se encontram no local.

Áudio:

Ouve em Áudio

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv