Comércio fechado no rally “não estava previsto”

Ricardo Rio admite que “não estava previsto” que parte do comércio em Braga tivesse de fechar em algumas das artérias da cidade no dia em que acontece a superespecial do Rally de Portugal no dia 19 de Maio.
Aos microfones da RUM o presidente da Câmara admitiu, ainda assim, que este encerramento “não vai prejudicar o impacto positivo” da passagem da prova na cidade. “Não é por força deste encerramento destes estabelecimentos que os números serão postos em causa”, frisou Ricardo Rio que lembrou que esta “é uma situação normal neste tipo de competições”, frisando o exemplo do Porto, no último ano, onde esta situação aconteceu.
O edil afirmou que esta foi “uma imposição directa da PSP e que o município deve acatar as exigências do ponto de vista da segurança e traduzi-las em decisões políticas que as consubstanciem”.
Para compensar esta imposição, Ricardo Rio afirmou que o município “tem estado a trabalhar directamente com os comerciantes para minimizar os transtornos e encontrar formas de compensação e estimular o reconhecimento do mérito desta iniciativa”. Ainda assim, o autarca explicou que “quando se fala em benefícios para a cidade, não se pode confundir isso com eventuais transtornos que aconteçam aos comerciantes, sejam eles do mercado municipal ou das artérias da cidade”.
Recorde-se que o município vai ter um investimento directo nesta prova de cerca de meio milhão de euros, ainda que o investimento líquido se possa ficar pelos 100 mil euros, uma vez que há receitas de bilheteira e patrocinadores que vão reduzir o custo bruto da iniciativa, especificou Ricardo Rio aquando do lançamento da etapa especial.
São esperadas cerca de 200 mil pessoas na cidade no dia 19 de Maio. A Câmara Municipal de Braga, em colaboração com os Transportes Urbanos de Braga e a CP desenvolveram um plano de transportes e mobilidade para facilitar a entrada de pessoas na cidade, o acesso às zonas de estacionamento e os transportes das zonas de estacionamento para o circuito da Super Especial de Braga do Vodafone Rally de Portugal.
Este ano o Rally, que vai acontecer entre os dias 18 e 21 de Maio, realiza-se pelo terceiro ano consecutivo no Norte do país.
