Comércio tradicional não é “especial” no Natal

Os comerciantes tradicionais de Braga acreditam que esta época natalícia não se traduz em vendas. A RUM foi até ao centro da cidade recolher a opinião de alguns comerciantes quanto às vendas nesta época, e a maioria afirma que o número foi “expectável” ou “pouco especial”.
A opinião cinge-se aos lojistas dos estabelecimentos “O Turista” e “Cottonbells” que mencionaram que esta altura do ano não se traduz em vendas além do normal. Estas lojas contêm produtos mais tradicionais e, por isso, os comerciantes são da opinião de que as suas lojas dispõem de artigos mais apelativos aos turistas e não para esta época em específico, que atrai mais locais.
Os comerciantes da zona histórica vêm com bons olhos as iniciativas organizadas na quadra natalícia e também para as festividades do Ano Novo. No entanto, confessam que o chamariz de turistas raramente se traduz em vendas significativas. “A maioria das pessoas visitam o centro para atender às actividades ou para ver as luzes de Natal, mas tudo isso não se traduz em vendas. As pessoas preferem passear e ver a cidade”, adiantou uma comerciante.
Áudio:
Declarações de vários funcionários e proprietários de lojas de comércio tradicional bracarense.
