Conferência internacional defende formação dos professores

Mais de 800 pessoas provenientes de vários países da União Europeia vão passar, até dia 5 de Julho, pelo Forum Braga, com o tema “Making Learning Meaningful”, em português, “Aprendizagem com sentido(s)”. Em cima da mesa vão estar os desafios europeus no que toca à educação, temática quente nas últimas semanas no nosso país. O ponto de partida parte de um estudo realizado em três países, Polónia, Roménia e Portugal, onde a questão central passa por perguntar como as crianças e os jovens aprendem no século XXI.
O presidente da Casa do Professor, Hilário Sousa, responsável pelo projecto NEST, co-financiado pela agência nacional de Erasmus +, assegura que “esta conferência é uma resposta aquela que é a missão da instituição na área da formação, valorizar os professores. Assim estamos a cumprir dois importantes objectivos estratégicos do centro de formação, que este ano celebra 25 anos de actividade, são eles a internacionalização e a inovação pedagógica”, refere.
Para o presidente não basta adaptar as escolas, é necessário alterar práticas pedagógicas, ou seja, a chave está na formação de professores única forma desenvolver activa e eficazmente os professores. Deste modo, “estamos a aumentar o espaço para existir reflexão crítica e planeamento”, na sua ótica este projecto educativo apenas fomenta “o experiencialismo falhado e a impossibilidade de alcançar o efectivo sucesso dos alunos”.
O autarca, Ricardo Rio destacou no seu discurso o facto da cidade dos arcebispos ser uma “cidade educadora” congratulando o facto desta conferência se ter instalado, em Braga. “Ao longo dos últimos anos temos assistido ao trabalho de várias instituições que têm feito de Braga um centro de reflexão sobre a formação de professores. Recordo o papel fundamental do Instituto de Educação da UMinho com sucessivas iniciativas nacionais e internacionais, mas é importante que outros protagonistas assumam a responsabilidade de dar um contributo diferenciador”, defende.
A conferência internacional “Making Learning Meaningful”, está a decorrer no Forum Braga até ao dia 5 de Julho. Esta tarde a sessão vai ser dedicada às “Políticas Educativas: sujeitos e contextos” com a presença do representante da OCDE, Alejandro Paniagua, do representante do Conselho Nacional de Educação, Manuel Miguéns, e da Universidade de Aveiro, Jorge Flores.
Na terça-feira os trabalhos prosseguem com o tema principal da conferência, a formação dos professores. Às 11h30, no segmento “Formação de professores: desafios, impacto e futuro” é esperada a intervenção da representante da Universidade de Nápoles (Itália), da European Schoolnet Academy e da DGE Ministério da Educação. A sessão termia às 18h com a representante da DGE, Eulália Alexandre, o vencedor do Global Teacher Prize Portugal, Jorge Teixeira e o representante da Global Teacher Prize Portugal, Afonso Reis.
Os dias 4 e 5 de Julho serão dedicados a workshops e comunicações com temáticas como “técnicas de relaxamento e aprendizagem”, a “pedagogia do acto de rir”, “ferramentas web”, entre outras.
Áudio:
Intervenções na sessão de abertura da conferência “Making Learning Meaningful”.
