Conferência sobre sustentabilidade reúne participantes de 30 países na UM

A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho organiza esta quinta-feira e sexta-feira a Conferência Internacional sobre Responsabilidade Social, Ética e Negócios Sustentáveis. À oitava edição, a iniciativa realiza-se pela primeira vez em Portugal.
O evento pretende analisar como o marketing e as lógicas de mercado se relacionam com a motivação de responsabilidade social corporativa, as práticas de sustentabilidade e a orientação para a comunidade. É esperada a presença de um número superior a 100 participantes, originários de 30 países, ligados a diferentes áreas, como marketing, finanças, direito e engenharia.
Nesse sentido, Cláudia Simões, do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da EEG e responsável pela iniciativa, define a conferência como tendo um “carácter interdisciplinar”, aliado à apresentação de ideias e de projectos de investigação recentes “ligados à sustentabilidade”. “Esperamos que seja uma visão holística do que é a sustentabilidade e do que está a surgir neste momento nessa área em termos de mercados e de oferta”, complementa.
A investigadora destaca que vão ser discutidos aspectos relacionados com “o marketing de consumo, como o conceito de Green Consumption, e as preocupações que os cidadãos têm, hoje em dia, em comprar produtos que respeitem o ambiente”. Acrescenta ainda que se vai também “olhar para a forma como as pessoas se estão a posicionar no mercado e como isso se reflecte do ponto de vista financeiro”.
“Havia algum interesse em trazer a conferência para Portugal”
Depois de passar por países como a Alemanha e a Noruega, esta conferência chega pela primeira vez a Portugal. Enaltecendo o impacto que este acontecimento tem para a Universidade do Minho e para o país nesta área, Cláudia Simões explica que a oportunidade surgiu através de uma proposta que lhe foi feita por parte da organização. “Fui contactada e convidaram-me para organizar cá porque é um tema sobre o qual faço alguma investigação. Além disso, havia também algum interesse em trazer a conferência para Portugal”, refere.
A sessão de abertura é esta quinta-feira, às 9h, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, com o presidente da EEG, Francisco Veiga, e os coordenadores do evento, Cláudia Simões, Georgiana Grigore, da Escola de Negócios de Henlen, Reino Unido, e Alin Stancu, da Universidade de Estudos Económicos de Bucareste, Roménia. Segue-se a palestra inaugural “Construindo os mercados para a virtude: equilibrando a responsabilidade social corporativa, socialização e materialização”, dinamizada por Jean-Pascal Gond, da City University London.
Os professores Anthony Samuel, da Universidade de Cardiff, Maria Céu Cortez, da UMinho, Catherine da Silveira, da Universidade Nova de Lisboa, Fabio Pizzutilo, da Universidade de Bari Aldo Moro, Itália, e Sandra Cerqueira, diretora-geral dos Transportes Urbanos de Braga e são algumas das personalidades que participam no evento. O programa engloba ainda seis sessões paralelas e uma visita ao Bom Jesus do Monte, recentemente distinguido pela UNESCO como Património Cultural Mundial.
