Conselho Geral já conhece seis membros externos

Já estão escolhidas as cinco personalidades externas que vão compor o Conselho Geral da Universidade do Minho. Luís Valente de Oliveira, Ramon Villares, José Teixeira, Paula Pereira da Silva, Manuel Carvalho Araújo e Graça Coelho são os elementos que se vão juntar aos membros eleitos pelos pares no passado mês de Março.
De entre os nomes, destaque para Luís Valente de Oliveira, de 79 anos, que já desempenhou as funções de Ministro da Educação e Investigação Cientifica no XIV Governo. Foi ainda ministro do Ministro do Plano e da Administração do Território nos governos de Cavaco Silva e Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação na legislatura de Durão Barroso.
Outro dos nomes em destaque é o de José Teixeira, licenciado em Engenharia Civil na Universidade do Minho e chairman e CEO do grupo dst, bem como de muitas das mais de sessenta empresas que integram o grupo. É reconhecido pelo seu importante papel no desenvolvimento cultural de Braga e do país e o grupo a que preside, é mecenas de alguns eventos culturais na cidade.
A arquitecta Paula Silva é outros dos nomes destacados, ela que foi nomeada, em Janeiro do ano passado, para o cargo de directora-geral do Património Cultural. Licenciou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e é mestre em Arqueologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Foi ainda directora regional do Porto do ex-Instituto Português do Património Arquitectónico e directora de Bens Culturais da Direcção Regional de Cultura do Norte, de 2008 a 2009, e, posteriormente, directora Regional da Cultura do Norte, de 2009 a 2013.
Outra das personalidades externas é Ramon Villares é presidente do Conselho de Cultura Galega e professor catedrático de História Contemporânea na Universidade de Santiago. É igualmente membro da Real Academia e foi membro fundador e presidente da Associação de História Contemporânea.
Graça Cunha Coelho, directora-geral da Cachapuz, é outra das personalidades escolhidas para integrar o conselho-geral da Universidade do Minho. A empresária licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade do Minho entre 1989 e 1993 e já passou pelos cargos de directora administrativa e financeira na empresa que agora dirige.
Manuel Carvalho da Silva é a única personalidade que transita de um mandato para o outro. Nascido em Barcelos, desde o início de 1974 interveio em órgãos de representação dos trabalhadores e desempenhou vários cargos sindicais, no plano nacional e na Confederação Europeia de Sindicatos. Foi eleito coordenador da CGTP-IN em Junho de 1986 e, entre Dezembro de 1999 e Janeiro de 2012, exerceu o cargo de Secretário Geral.
A tomada de posse dos membros externos do Conselho Geral da Universidade do Minho vai realizar-se a 5 de Junho, numa sessão restrita aos seus membros, seguindo-se os procedimentos para a eleição do presidente, do vice-presidente e do secretário do órgão.
O nome de Luis Valente de Oliveira ganha força como sendo o próximo presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, sucedendo a Álvaro Laborinho Lúcio.
A apresentação pública do Conselho Geral da Universidade do Minho, com a sua nova composição, terá lugar no mesmo dia, no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, pelas 11h30, numa cerimónia aberta à participação de toda a academia.
