Conselho Nacional da Cultura quer classificação da Confiança

[Em Actualização] A Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional da Cultura deliberou a abertura do procedimento para a classificação da antiga Fábrica Confiança, em Braga, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais acrescenta que, com a abertura deste procedimento, e até à decisão final de classificação, o imóvel “fica legalmente sujeito a vários tipos de medidas de protecção, nomeadamente no que se refere a obras e a licenciamentos”.
A Saboaria e Perfumaria Confiança, ou Fábrica Confiança, foi fundada em 1894 e até 2005 produziu sabão, sabonetes e perfumes.
O edifício, diz ainda o comunicado, apresenta características representativas da arquitetura industrial oitocentista.
Recorde-se que o Conselho Nacional da Cultura é o órgão consultivo do Ministério da Cultura.
O município de Braga quer alienar o imóvel, mas a hasta pública que estava agendada para o passado dia 20 de Novembro foi suspensa depois da aceitação do Tribunal de uma providência cautelar interposta por um grupo de cidadãos.
Com esta decisão da Secção do Património Arquitectónico e Arqueológico do Conselho Nacional da Cultura, o município de Braga vê reduzidas as probabilidades de conseguir seguir em frente com a alienação.
Com Lusa
