Construção do novo Posto da GNR de Lordelo arranca este ano

A construção do novo quartel da GNR de Lordelo vai arrancar este ano. A garantia foi deixada pelo Governo, em resposta a uma pergunta de Carla Cruz, deputada do PCP na Assembleia da República eleita pelo círculo de Braga. Com um valor de cerca de 900 mil euros, a construção do novo quartel da GNR de Lordelo é uma obra que tem sido prometida nos últimos anos por vários governos.


Também o Posto da GNR das Taipas vai beneficiar, ainda este ano, de um investimento de reabilitação das actuais instalações, estando prevista uma verba de 430 mil euros. As instalações da GNR em S. Torcato serão também alvo de intervenção.

À RUM Carla Cruz lembra que estas necessidades estavam “há muito identificadas”. “É uma decisão há muito esperada e que vai dar condições aos profissionais da GNR e a todos os cidadãos que necessitam de se deslocar aos Postos. É uma decisão que dá dignidade a este importante serviço público de proximidade. Parece-nos que são medidas positivas”, analisou.


A deputada do PCP defende que a valorização dos serviços públicos de proximidade, da melhoria das condições de trabalho e das forças de segurança deve ser o caminho a seguir. “É este o caminho que o PCP há muitos anos defende. Levamos este problema há vários anos à Assembleia da Republica e agora vislumbra-se uma solução”, referiu.

O PCP compromete-se a acompanhar as obras em questão, para verificar a sua execução. “Vamos fiscalizar a actividade do Governo, no sentido de perceber a concretização das obras. O anúncio é positivo e o compromisso que fazemos com as populações destes postos territoriais é que iremos acompanhar as obras”, garantiu.


Carla Cruz, deputada do PCP, defende que foi a mudança de Governo, em 2015, que permitiu que fossem tomadas opções que privilegiam o serviço público de proximidade. “Estas intervenções foram atrasadas porque, ao longo de vários anos, os sucessivos governos tomaram medidas que não valorizavam os serviço públicos de proximidade, mas sim  a degradação da sua prestação. A alteração de correlações de forças permitiu abrir caminho a mudanças significativas nestas opções”, explicou.


A construção de raiz de novas instalações para o Posto Territorial de Lordelo, “está incluída na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança”.

Áudio:

Carla Cruz lembra que a necessidade existe há vários anos:

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv