Corrida de S.João. Mais de 2000 pessoas correm Braga à noite

A 5ª Corrida de S. João de Braga acontece já esta sexta-feira, às 21h30. Este é mais um evento inserido no programa de “Braga – Cidade Europeia do Desporto”, que se apresenta com duas propostas aos bracarenses: uma corrida cronometrada de 12 km e uma caminhada de 5 km. Pela primeira vez em cinco edições, a prova acontece durante a noite de 22 de Junho, o que na opinião da organização “é uma boa forma de contemplar a cidade numa altura tão especial para a cidade”.
Na apresentação da competição, que decorreu no Museu Nogueira da Silva, o autarca Ricardo Rio salienta o “cenário idílico” em que a prova vai acontecer.
“Estas provas vivem muito do cenário e do ambiente que se cria em torno delas. Na sexta-feira à noite nós teremos o cenário ideal para uma corrida onde participam vários atletas de qualidade. Esta é uma forma dos bracarenses se divertirem e de se colocarem à prova”, destaca Ricardo Rio.
O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias vê a prova como um grande contributo para motivar os portugueses à prática de desporto. O facto de Portugal estar longe dos índices de prática desportiva ambicionados preocupa o responsável do IPDJ.
“Segundo o Eurobarómetro, ainda há 68% de portugueses em inactividade física. Esta prova tem os ingredientes necessários, pois conjuga a parte competitiva e a parte da caminhada. O facto de ser nocturna em altura do S. João faz com que tenha ainda mais condições para ser um sucesso”, explica.
A competir vão estar alguns dos principais atletas nacionais. Entre as cerca de 2500 pessoas esperadas -em 2017 cerca de 4000 pessoas participaram na Corrida de S. João de Braga- estará o atleta do Sporting, José Moreira que depois da Corrida S. João de Gaia vai percorrer as ruas de Braga.
“As expectativas são muito boas. Vai ser uma competição muito forte. Uma vez que vão estar também o Rui Pedro (Sporting CP), Daniel Pinheiro (Águias de Alvelos) e o Hélder Santos (Sporting CP) faz com que seja uma competição muito boa”, refere.
Áudio:
Ouve em Áudio
