Criação de hortas premiada pelo município de Braga

O Município de Braga premiou, esta quarta-feira, as escolas que melhor desempenho tiveram ao longo do ano lectivo nas suas práticas ambientais.
“Escola Mais Verde” é o nome da iniciativa que a Câmara de Braga, através do seu pelouro do Ambiente, organiza e que esta quinta-feira distinguiu 21 escolas do concelho.
A criação de hortas é valorizada na iniciativa e o vereador Altino Bessa destacou que este projecto municipal vai crescendo, de ano para ano. “Há cada vez um maior envolvimento de escolas a participar. Fizemos uma perspectiva de cerca de 4400 crianças envolvidas nesta iniciativa”, salientou Altino Bessa que explicou que “as hortas são de cada escola e a sua comunidade vai participando na construção, acompanhamento e manutenção da horta ao longo do ano”.
Para o vereador, a iniciativa faz com que a comunidade escolar saia mais informada sobre esta problemática ambiental depois de participar nesta iniciativa municipal. “Ficam com a sensibilização do que é uma horta, de onde provêm os alimentos, quais as preocupações a ter com uma horta sustentável do ponto de vista ambiental, do que são pesticidas”, salientou o vereador que reforçou a ideia de que “mais do que premiar, a iniciativa pretende contribuir para uma educação ambiental”. “Isto não é apenas a horta de 30 ou 40 metros quadrados, mas sim o que ela representa em termos de projecto pedagógico”, acrescentou Altino Bessa.
O vereador lembrou que é necessário, com esta e outras iniciativas “passar uma mensagem forte para os mais jovens” sobre os problemas ambientais com que a humanidade se depara. “Tudo deve ser interiorizado na cabeça de cada um de nós. Deve falar-se da seca e da água… São questões preocupantes”, assumiu o vereador.
Lista completa das escolas premiadas:
Modalidade Horta Vertical – escalão 1 – Jardins de Infância:
1.º prémio – JI Trandeiras
2.º prémio – JI Aveleda
Modalidade Horta Convencional – escalão 1 – Jardins de Infância:
1.º prémio – JI do Centro Cultural de Santo Adrião
2.º prémio – JI de Garapôa – Celeirós
3.º prémio – JI de Frossos
Modalidade Horta Vertical – escalão 2 – EB1
1.º prémio – EB1 do Bairro da Misericórdia
2.º prémio – EB1 de Trandeiras
3.º prémio – EB1 de Aveleda
3.º prémio – APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga
Modalidade Horta Convencional – escalão 2 – EB1
1.º prémio – Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Ponte Pedrinha
2.º prémio – EB1 de Cruz
Modalidade Horta Vertical – escalão 3 – EB 2, 3
1.º prémio – EB 2,3 de Tadim
Modalidade Horta Convencional – escalão 3 – EB 2, 3
1.º prémio – EB 2,3 de Celeirós
2.º prémio – EB 2,3 Lamaçães
2.º prémio – Externato Infante D. Henrique
3.º prémio – EB 2,3 de Real
3.º prémio – Centro D. João Novais e Sousa
3.º prémio – EB 2,3 de Nogueira
Prémio Complementar de Resíduos: EB 2, 3 de Gualtar
