CTB aguarda respostas do Governo para definir programação

Esta sexta-feira é o último dia para a apresentação de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017 e as instituições culturais aguardam resposta do Governo para o seu futuro. Uma delas é a Companhia de Teatro de Braga, que, com a exibição da peça “As Criadas” até ao dia 24 de Novembro, no Theatro Circo, finaliza o ciclo “Liberdade e Solidão”.


À RUM, o director da Companhia, Rui Madeira, lamentou que o Governo não dê respostas para que a CTB defina a sua programação. “Vamos cumprir, integralmente, o programa a que nos propusemos e foi financiado. Agora, estamos à espera que a «geringonça» faça nota pública das suas políticas para a cultura e criação teatral. Só anunciaremos a programação quando soubermos o que o Governo tem para dizer aos artistas deste país”, disse o responsável, criticando o Governo por não dar respostas. “Não tem dito nada, ou porque não acha importante, ou porque não tem nada para dizer”, disse.


O director da Companhia de Teatro de Braga acusa o Governo “de uma forma muito arrogante, permitir-se não dizer nada às estruturas”. Um acto “grave e pouco democrático”, diz Rui Madeira. “Este governo olha para as estruturas de criação artística como se estas não existissem.  Pensa que uma estrutura como a Companhia de Teatro de Braga ou outras não têm vida, não têm responsabilidades, não assumem compromissos, não tem co-produções, não procuram outras formas de financiamento”, lamentou. “É uma atitude que é melhor não qualificar mas que posso criticar”, disse.


Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv