CTB arranca novo ano com a estreia de “Imprudência”

A Companhia de Teatro Braga arranca 2018 com uma estreia no Theatro Circo. O espectáculo “Imprudência”, de Ivan Tourgueniev sobe ao palco da sala principal entre esta terça e quinta-feira. O escritor russo baseia-se na sua própria história para criar uma comédia sobre uma paixão que durou 40 anos. Trata-se de uma comédia escrita em 1843, ano em que Tourgueniev conhece, em São Petersburgo, aquela que marcou a sua vida e a sua obra, ao longo de 40 anos: Pauline Viardot-Garcia, cantora lírica espanhola.
O encenador Rui Madeira fala num regresso ao autor, quase 30 anos depois. “É um texto que nunca foi feito em Portugal e é a segunda vez que trabalhamos com o autor depois de, há muitos anos, quando ainda não estávamos em Braga, termos feito a pequena comédia do autor denominada “Sem Dinheiro”, recordou.
“É uma comédia muito interessante porque é um texto ibérico, sobre Espanha, os espanhóis e as espanholas”, considera o encenador. “Imprudência” retrata a própria vida do autor, “considerado um dos mais ibéricos dos autores russos, por via de um amor que, ao longo de 40 anos o atingiu”, explica Rui Madeira.
Rui Madeira faz um paralelismo entre a peça “Imprudência” e o “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, também levado à cena pela CTB. “Agora que está muito em voga o problema das diferenças entre homem e mulher, estes dois textos falam da liberdade e da luta das mulheres pela igualdade. Esta é também a história de uma mulher em busca da sua liberdade”, revela.
A Companhia de Teatro de Braga apresenta a peça “Imprudência” entre esta terça e quinta-feira, sempre as 21h30, no Theatro Circo.
Áudio:
Rui Madeira, encenador, fala sobre a peça:
