Cultura das Freguesias no Parque da Ponte até domingo

Arranca hoje a Semana Do Mundo Rural e das Freguesias (SMRF). O evento nasce de uma parceria conjunta do Município de Braga e da Associação Comercial de Braga e reúne, pela primeira vez, os eventos do Mundo Rural e das Freguesias.
O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, esteve esta tarde na abertura das hostilidades e louvou a natureza “etnográfica e cultural” do evento.
“Braga é mais conhecida pela sua dimensão urbana, pela vitalidade do Centro Histórico, mas tem muito por todas as freguesias e por todo o território. É isso que queremos mostrar”, adiantou o edil.
Além da junção inédita entre os eventos do Mundo Rural e da Freguesia, a SMRF decorre, pela primeira vez, no Parque da Ponte. Ricardo Rio explicou que o local serve para “descentralizar o centro, onde já acontecem muitas iniciativas”, adiantando que, “após um balanço”, a próxima SMRF pode permanecer no Parque.
O vereador do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Altino Bessa, também marcou presença na abertura oficial e, quando questionado a lançar um número de visitantes, avançou que Braga é um concelho grande e que, por isso, as perspetivas são animadoras.
“Com esta dimensão territorial que temos, com a promoção que fizemos, com os artistas que vamos ter, acho que vão passar, seguramente, mais de 50 mil pessoas neste espaço”, completou.
Concertos de Zé Amaro e Augusto Canário, cortejo etnográfico, desfile de moda, feira de artesanato e gastronomia são alguns dos pontos da Semana Rural e das Freguesias. O evento decorre até domingo.
*Por Pedro Manuel Magalhães
Áudio:
Declarações proferidas durante a visita ao certame
