Cultura e inovação estreitam laços entre Braga e Cluj

As cidades de Braga e Cluj-Napoca estão formalmente ligadas através de um acordo de geminação.

Esta manhã, na presença do mayor da cidade romena, Ricardo Rio firmou um acordo que assenta na partilha de experiências ligadas à componente da cultura e inovação. Emil Boc, ele que foi primeiro-ministro romeno entre 2008 e 2012, elogiou a “qualidade de vida da cidade bracarense” e disse que “na primeira vez que chegou a Braga sentiu que esta era uma cidade muito especial na Europa e com um grande potencial que a torna num modelo do ponto de vista europeu”.

O autarca romeno frisou que “há muita coisa em comum entre as duas cidades”, destacando a “origem histórica que remonta aos tempos romanos” e o foco que ambas as cidades dão às áreas da cultura, juventude, inovação, investigação e à forma como ligam à ciência e a cultura.

Do lado bracarense, o presidente do executivo, Ricardo Rio, destacou uma parceria que “antes de ser formalizada já estava no terreno através de diversas formas de colaboração”. “A conexão entre Braga e Cluj começou há uns anos em torno da Juventude – as duas cidades já foram Capitais Europeias da Juventude”, frisou o edil bracarense que assumiu que as duas cidades encontraram e aprenderam com “as boas dinâmicas que ambas possuem”.

“A ligação entre a inovação e a cultura é um novo patamar que vamos trabalhar. Esperemos ser um bom exemplo europeu”, concretizou Ricardo Rio.

Cluj-Napoca é a capital da província histórica da Transilvânia e tem mais de 320.000 habitantes. É um dos principais centros académicos, culturais, industriais e comerciais da Roménia. Entre outras instituições, integra a maior universidade do país, a Universidade Babeş-Bolyai. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv