Startup Braga leva maior lote de sempre de startups à Web Summit

São pelo menos vinte as startups de Braga representadas na Web Summit que arranca em Lisboa esta segunda-feira. A presença é habitual e a cada ano a Startup Braga vai procurando melhorar a estratégia. Este ano apresenta-se com o maior lote de sempre. As conferências são a parte mais visível da Web Summit, mas há muito trabalho de bastidores que começa ainda antes da abertura oficial.
Com objectivos “muito concretos”, Alexandre Mendes refere que a Startup Braga está em Lisboa para “ajudar as startups a conseguir contactos comerciais, com potenciais investidores que possam abrir portas”. Já a marca Startup Braga pretende “conhecer e alargar a rede, atrair novas startups, mentores e especialistas que possam ajudar a abrir portas” tendo em vista o sucesso das startups a trabalhar na cidade dos arcebispos.
A Web Summit “tem sido uma aposta bem conseguida” para a Startup Braga “apesar de não ter um orçamento que permita uma presença muito musculada” no evento, confessou à RUM Alexandre Mendes. “Isso tem-nos ajudado a seguir uma estratégia diferente de alavancar a marca. O balanço que fazemos destes anos tem sido muito positivo. Este ano, o que tenho a destacar é o volume de convites que mais do que triplicou para estarmos presentes em eventos, muitos deles, redes nas quais estamos a entrar”, disse. Aí constam por exemplo as representações diplomáticas. Segundo aquele responsável, há convites de algumas representações que já têm visitado Braga e que estão agora a desenvolver programas em determinados países, como EUA, Canadá ou República Checa, além de grandes empresas e institutos como a Google.
Até quinta-feira, a Startup Braga tem agendadas diversas apresentações além de um espaço cedido pela Microsoft. “Tenho dezenas de reuniões agendadas. O que vamos fazer é levar a cabo essas apresentações junto desses parceiros e pontos de contacto com quem estamos a trabalhar. Ou seja, não temos um stand, mas com uma fracção do valor que gastaríamos no stand tentamos maximizar a nossa presença sendo mais certeiros e não tão generalistas. Aproveitamos bem a rede de contactos que está aqui e tentamos ser muito específicos”, revelou.
Antes da Web Summit, a Startup Braga levou a cabo uma reunião com as startups presentes na Web Summit em que partilharam boas práticas e os objectivos de cada um no evento “de forma a que todos tenham os seus momentos de contacto”.
Com as expectativas em “alta”, a Startup Braga apresenta-se com o seu “maior lote de sempre” na Web Summit, pelo menos vinte, o que corresponde à maior maturidade dos projectos, além do crescimento da rede de influência da Startup Braga.
