De 23 a 27 a Maio, Braga volta aos tempos romanos

São 200 actuações em palco, 103 mercadores, 99 entidades, 36 argentes artísticos e cerca de 6500 alunos envolvidos na 15ª edição da Braga Romana. Braga regressa ao quotidiano romano entre os dias 23 e 27 de Maio. A edição deste ano do evento que atrai milhares de visitantes a Braga foi apresentada esta sexta-feira.


Lídia Dias, vereadora da cultura, revelou que haverá alguns novos eventos e áreas exploradas, como, no Largo S. João do Souto, a recriação da medicina e cirurgia dos tempos romanos. Já no sábado 26, acontece, pela primeira vez, o Batizado Romano, no Largo João Peculiar, pelas 16h, e, mais tarde, pelas 22h, na Praça Municipal, o espectáculo “Grandes Jogos: o Fogo de Júpiter. Além disso, haverá 11 visitas guiadas e 10 visitas encenadas.


Os principais destaques da Braga Romana são, para a vereadora, o grande cortejo infanto-juvenil de quarta-feira, 23 de Maio, e, no mesmo dia, o Rito Fundacional de Bracara Augusta. Além disso, no dia 24 realiza-se o Senado Romano, “que terá sempre uma grande preponderância na nossa programação”, referiu.

Na apresentação, Jorge Magalhães, do Turismo Porto e Norte, sublinhou o carácter de atracção turística da Braga Romana. “É um evento emblemático. É um momento extremamente significante na promoção de Braga, do Norte e do país”, elogiou. “Braga, pela circunstância de ter sido capital da Galécia, tem uma relevância tremenda. Temos a convicção que este evento tem sido extremamente bem trabalhado”, frisou.


Já o autarca Ricardo Rio sublinhou que a Braga Romana tem três componentes, a pedagógica, a de animação, e a de atração turística, num evento que já faz parte da identidade dos bracarenses. “Se há algo que podemos destacar que a Braga Romana é que  não se circunscreve a estes dias de programação, já que está entranhada nas sua mais diversas manifestações socias, culturais e patrimoniais e nos espaços que queremos que continuem a ser fruídos por toda a população”, frisou.


O vereador com o pelouro do Património, Miguel Bandeira, adiantou também a importância do certame, revelando que, já na próxima reunião municipal, na próxima segunda-feira, será apreciada uma proposta que sugere a inscrição de Braga na Associação de Municípios do Portugal Romano.

Num investimento da Câmara bracarense que ronda os 250 mil euros, a estátua de César Augusto será reposta no Largo Paulo Orósio, no âmbito da Braga Romana.

Áudio:

Lídia Dias, vereadora da cultura, deixa principais novidades:

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv