De barbeiro a artista. O filme “Variações” passa por Amares

A passagem “desconhecida” de António Ribeiro, o barbeiro, para António Variações, o artista. É este o ponto de partida para o filme sobre o músico português que, ao longo desta semana, está a ser filmado em Amares, no distrito de Braga. A equipa está na terra natal do artista desde sábado, onde irá recriar cenas da vida do cantor. Esta segunda-feira, o filme foi apresentado no concelho onde se espera que, em 2019, aconteça a antestreia.

A pesquisa para a construção do argumento iniciou-se há 15 anos, em Amares, onde serão recriados dois momentos da vida de Variações: quando é criança, aos 12 anos, antes de ir viver para Lisboa e o regresso à aldeia para dar um espectáculo, pouco tempo antes de morrer. “O filme é sobre a passagem do António Ribeiro a António Variações. É um ponto realmente interessante, que as pessoas desconhecem. Ele já morreu há alguns anos e parece que aterrou, ficou famoso e morreu logo a seguir. Vamos tentar mostrar o que acontce antes”, revelou o realizador João Maia.

 

O filme passa-se no período em que António vive em Amesterdão, na Holanda, e volta a Lisboa para tentar ser cantor, gravar um disco e começar a compôr repertório. “É o processo do António, de barbeiro para artista”, resumiu.

FOTO: João Pina |As primeiras imagens do filme

A responsabilidade de encarnar o protagonista recaiu sobre o actor Sérgio Praia que, na peça teatral “Variações, de António”, já tinha interpretado o músico. Também no cinema irá dar voz às palavras e às cancões do artista, o que está a ser “uma grande dificuldade, porque não é um homem qualquer”. “Não posso ficar preso a isso. Tenho que acreditar que alguma coisa há-de passar e, principalmente, que o filme está a ser feito e é isso que ele (António Variações) merece. Somos milhares a querer o filme. Estou a tentar dar o melhor”, garantiu.


Cantar as músicas de Variações é também “uma grande responsabilidade”. “Não tenho o timbre dele, mas estamos trabalhar na busca de chegar a esse tom, que é difícil. O mais importante é passar a emoção dele a cantar, uma coisa que com os playbacks não seria tao fácil de fazer”, explicou.

“Variações” quer estrear-se em 2019

A produção espera que o filme “Variações” estreie em 2019, já que, a 13 Junho celebram-se os 35 anos de falecimento do cantor e 3 de Dezembro do mesmo ano comemoram-se os 75 anos do nascimento de António Variações. 


Actualmente, não há uma grande receptividade para o cinema português, sendo este um filme com uma temática bastante pertinente, consideraou o produtor Fernando Vendrell.  “Antes de trabalhamos juntos [produtor e realizador], o João concorreu 8 vezes a apoios do Instituto do Cinema e Audiovisual. É inacreditável que não tenha conseguido nas primeiras vezes”, lamentou.


O produtor considera que “houve uma espécie de alheamento de uma história que é importante. Se há coisa que eu valorizo neste trabalho é ver a motivação da equipa. Parece-me que há uma enorme relevância no tema que estamos a tratar e há uma grande descoberta da personalidade do António Ribeiro, que foi esquecido socialmente, que, além disso era um agente cultural, um compositor, um cantor, que ainda hoje é importante”, recordou.

Um momento de “grande orgulho” para Amares

No filme irão participar cerca de 120 figurantes do concelho amarense. Na sessão, Manuel Moreira, presidente do município de Amares, falou num momento “de grande orgulho” para os amarenses. “É um filme sobre um homem que marcou a nossa geração e é um ícone da música do país e do nosso território. Para o povo de Amares,  é muito importante. É importante que se fale sobre este músico que morreu cedo demais. Apesar da sua vida curta, fez um trabalho excelente”, elogiou.


Áudio:

Sérgio Praia, que interpreta António Variações, fala sobre a “responsabilidade” de encarnar “um grande homem”.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv