Workshop sobre comércio têxtil junta associações e empresas na UMinho

O comércio têxtil europeu vai estar esta sexta-feira em análise na Universidade do Minho. A partir das 14 horas, realiza-se o workshop “Comércio têxtil na União Europeia: quão diferente é do comércio com o resto do mundo?”, no auditório B 1.14 do campus de Azurém, em Guimarães

A sessão conta com José Campos e Matos (Associação Nacional de Jovens Empresários), Paulo Vaz (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal), Gualter Morgado (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) e Helga Barreiros (Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã). Já os representantes das empresas são Ana Silva Tavares (Tintex Textiles), Manuel Torres (Impetus Underwear), Agostinho Afonso (Têxteis Penedo) e Rita Noro (Rita Noro, upcycling fashion brand).

Graça Guedes, professora do departamento de Engenharia da Universidade do Minho, que organiza o evento, alerta para a importância de discutir este tema. Apesar de Portugal ser um país “fortemente exportador”, considera que “ainda há uma vocação muito para dentro da Europa”. 


Mais de 70% do produto importado e exportado português é de e para países europeus. Estamos numa fase em que é extremamente importante aumentar e desenvolver o comércio com o resto do mundo”, concretiza. Atendendo às diferenças entre os vários mercados, refere que é necessário “clarificar os jovens empresários e os alunos da universidade” sobre esta matéria.

Este workshop faz parte do ciclo de conferências “Start Europe”, que surgiu na sequência de uma proposta lançada pela comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmström, sendo que o projecto liderado por Graça Guedes foi seleccionado.



TBG

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv