Decisão de novo concurso para Hospital “peca por tardia”

O anúncio de abertura do concurso para a parceria público privada no Hospital de Braga “peca por tardio”, considera o presidente da autarquia bracarense, Ricardo Rio. 

A ARS-Norte confirmou ontem o fim da PPP com o grupo José de Mello Saude e a abertura de um novo concurso. O grupo privado reagiu em comunicado alertando que a proposta apresentada pelo do governo para um eventual prolongamento do contrato colocaria em causa a sustentabilidade financeira do Hospital, reiterando que cumpriu o contrato firmado e sublinhando a qualidade e reconhecimento do Hospital durante o período em que vigorou a PPP, que termina em Agosto deste ano.

Ora, o autarca de Braga, que defendia a continuidade do grupo José de Mello Saúde na gestão, deixa críticas à postura do governo, considerando que devia ter decidido mais cedo pelo lançamento de um novo concurso público. “A decisão peca por tardia mas é absolutamente prioritária. O melhor modelo para a gestão futura do hospital é o modelo da gestão privada”, começa por referir. Lembrando que o Hospital “tem sido reconhecido e mais económico para o Estado”, Ricardo Rio teme pelo período em que a gestão vai ter de voltar à esfera pública. “Devia ter sido possível chegar a um entendimento com o actual gestor”, defende. O autarca lembra que um concurso público internacional com estas características deverá durar pelo menos dois anos, um período longo com alterações na gestão de forma temporária, mas que Ricardo Rio teme que venham a afectar o funcionamento do hospital, prejudicando os utentes.

Áudio:

Ricardo Rio em declarações à RUM

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv