Depois do Funchal, Braga recebe primeiro terminal de Bitcoin

O primeiro terminal de Bitcoin em Portugal Continental está instalado em Braga. Trata-se de uma máquina de venda automática que está localizada no Centro de Negócios Ideia Atlântico. O projecto desenvolvido por um grupo de estudantes e ex-estudantes da Universidade do Minho, proporciona aos Bracarenses a oportunidade de adquirirem criptomoedas.
Ana Martins, Fernando Guimarães e Pedro Guimarães são os responsáveis pelo projecto “Mind The Coin”. O principal objectivo é o de remover as barreiras e demais aspectos técnicos complexos que separam o utilizador comum das tecnologias Blockchain, contribuindo para a consolidação da massa crítica da cidade nesta área tecnológica.
Para Fernando Guimarães, as bitcoins são uma forma de romper o status em que se encontram muitas indústrias financeiras. “Actualmente verificamos que o sistema económico é altamente centralizado com entidades que emitem e controlam a moeda. Estas organizações podem fazer da moeda o que bem entenderem. A bitcoin vem oferecer é um sistema não centralizado em que é permitido comunicar valor sem que este seja censurado”, explica.
É convicção da “Mind The Coin” que Braga se poderá tornar num dos maiores pólos de inovação nesta área em Portugal, uma vez que é uma “cidade que já conjuga com sucesso uma Universidade de renome na área da Informática, um tecido industrial inovador e um assinalável espírito empreendedor”.
Saiba onde estão localizados os treminais de bitcoin.
Áudio:
Fernando Guimarães explica como foi desenvolvida a ideia.
