Desafio mundial convida vimaranenses a fotografar natureza

De 27 a 30 de Abril, os vimaranenses serão chamados a participar num desafio mundial de biodiversidade, o City Nature Challenge. Observar e enviar fotos de plantas, animais e fungos, usando a aplicação móvel criada pelo Laboratório da Paisagem, Biodiversity GO, é o repto lançado. O desafio envolve 65 cidades de todo o mundo e Guimarães é a única representante de Portugal na iniciativa.


À RUM, Carlos Ribeiro, director executivo do Laboratório da Paisagem, explicou que este se trata de um concurso mundial que começou nos Estados Unidos da América e que ao expandir-se à Europa, cativou a atenção de Guimarães. “É uma forma de garantir a promoção e protecção da biodiversidade. Vai em linha com o plano estratégico seguido em Guimarães, muito suportado por este conceito de ciência cidadã”, justificou.


De 27 a 30 de Abril, os cidadãos são convidados a participar. Ainda assim, o ponto alto da iniciativa acontece a 28 de Abril, onde o Parque da Cidade é palco do Bioblitz Guimarães 2018. Carlos Ribeiro explicou que, apesar de estarem programadas várias actividades para os quatro dias, todos são convidados a participar no evento no Parque da Cidade. “Vamos dividir os cidadãos por grupos, onde cada um terá um monitor especialista numa determinada área. O objectivo é que cada grupo consiga identificar o maior numero de espécies possíveis num determinado espaço de tempo”, explicou.


A participação consiste na procura de fauna e flora, que pode ser qualquer planta, animal, fungo ou qualquer outra evidência de vida. Depois da descoberta, registar uma fotografia, com máquina fotográfica ou com o telemóvel, efetuando o upload da descoberta para a aplicação Biodiversity GO!.

A Biodiversity GO! é uma aplicação móvel criada pelo Laboratório da Paisagem, que lança o desafio para que todos os vimaranenses possam colaborar e cooperar na catalogação da fauna e flora do concelho. “De algum modo, liga-se directamente com este que é um concurso mundial, onde o que está em causa é que  as cidades consigam que os seus cidadãos identifiquem o maior número de espécies possíveis”


Guimarães irá participar no City Nature Challenge. O objectivo da iniciativa, que junta 65 cidades em todo o mundo, é que as cidades sejam reconhecidas pelo maior número de espécies possíveis.

Áudio:

Carlos Ribeiro, director executivo do Laboratório da Paisagem, explica qual será o ponto alto da iniciativa

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv