‘Devesa Sunset’ traz música gratuita a Famalicão

Os finais de tarde das sextas-feiras de Agosto contarão com música no Parque da Devesa. Em Vila Nova de Famalicão acontece, a partir desta sexta-feira, 4 de Agosto, a iniciativa “Devesa Sunset”, no parque famalicense. Momo, Birds Are Indie, Mbye Ebrima e First Breath After Coma são os nomes que vão marcar presença no evento, que acontece sempre a partir das 19h.
O objectivo é encontrar bandas de qualidade que se adequem ao cenário envolvente. “Este ano a filosofia mantém-se: todas as sextas-feiras, às 19h, no Parque da Devesa, num ambiente informal, fazemos concertos com o pôr-do-sol com pano do fundo”, explicou à RUM o programador Edgar Ferreira. “Queremos projectos de qualidade, que se enquadram no cenário”, acrescentou.
Este ano, o Devesa Sunset tem um cartaz “bastante eclético”. “Há algo que pretendemos nunca descurar: a qualidade dos projectos, mesmo que sejam ecléticos uns em função dos outros. Temos desde a bossa nova, ao indie, às músicas do mundo e fechamos com post-rock”, lembrou.
Para a primeira sexta-feira, dia 4 de Agosto, há para ver o concerto de Momo, “um compositor brasileiro, com nome orginal Marcelo Frota, que vive em Portugal há cerca de 2 anos, a convite de Marcelo Camelo, que produziu o seu novo álbum, Voá”. O responsável refere que Momo vem a Famalicão apresentar o novo álbum em formato trio.
No dia 11 de Agosto, há para ver Birds are Indie. “O registo mais alegre e extrovertido nesta edição”, refere Edgar Ferreira. “O trio de coimbra, com um registo mais pop e indie, que tem uma energia contagiante ao vivo. Sente-se uma enorme energia entre eles em palco e ninguém ficará indiferente”, garantiu.
A música do mundo chega a 18 de Agosto a Famalicão. O músico gambiano Mbye Ebrima passa pelo Parque da Devesa, com a Kora, um instrumento tradicional da África Ocidental, “uma espécie de harpa de 21 cordas”, explicou Edgar Ferreira. “É um jovem talento deste novo instrumento que se esta a tornar uma referência. Vive em Portugal e era um crime não dar a conhecer este instrumento, que tem uma sonoridade belíssima, às pessoas”, diz.
O ciclo chega ao fim a 25 de Agosto, com os First Breath After Coma. “É uma jovem banda nacional em ascenção. No ano passado foram nomeadps como um dos melhores álbuns independentes da Europa, por uma associação europeia de editoras independentes, a par de nomes como Radiohead. Têm estado em grandes palcos como Paredes de Coura, Eurosonic ou Primavera Sound”. Ao Parque da Devesa vão apresentar o álbum “Drifter”, de 2016.
