Dia de Luto Nacional pelas vítimas de violência doméstica

A comissão técnica multidisciplinar para a prevenção e combate à violência doméstica reúne-se hoje pela primeira vez, dia de luto nacional pelas vítimas, com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
Após a reunião, o chefe do Governo e a ministra da Justiça, Francisca van Dunem, participam numa cerimónia pública de assinatura de protocolos relacionados com gabinetes de atendimento a vítimas de violência de género.
A propósito do dia de luto nacional pelas vítimas, António Costa publicou esta manhã duas mensagens na rede social Twitter. “Evocar as vítimas é começar a agir”, escreveu o primeiro-ministro.
Esta quinta e sexta-feira a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) vai realizar duas acções de sensibilização. Manuela Tavares, membro da Direcção da UMAR admite que este dia simbólico “é importante” apelando a que todos os que estão solidários com esta luta saiam hoje à rua com uma peça de roupa preta.
Já para esta sexta-feira dia 8, dia Internacional da Mulher estão programadas diferentes acções de norte a sul do país, ao fim da tarde, para “dizer que embora exista este acto simbólico é preciso sair à rua para pedir mais protecção para as mulheres que são vítimas de violência”, explicou Manuela Tavares.
