Dia Paralímpico para dar a conhecer desporto adaptado

O pavilhão desportivo da Escola Básica Francisco Sanches recebeu hoje a visita de responsáveis e atletas do Comité Paralímpico português. Hoje celebra-se o Dia Paralímpico Municipal e o Comité organizou, em parceria com a Câmara de Braga, um evento que quis dar a conhecer, aos alunos da Escola, 7 modalidades paralímpicas: atletismo, andebol em cadeira de rodas, boccia, goalball, voleibol sentado, judo e ténis de mesa.
Um dos responsáveis do Comité, Francisco Teófilo, realçou que a iniciativa oferece aos alunos “a oportunidade de experimentarem e sentirem as dificuldades, neste caso simuladas, de treinar uma modalidade paralímpica”.
A título de exemplo, Francisco Teófilo descreveu a complexidade de jogar goalball, “um desporto para cegos, num espaço delimitado, que só pode ser jogado com o mínimo de silêncio no sentido de se perceber o sentido da orientação da bola, que tem chocalhos dentro”.
Esperança Paralímpica de atletismo para cegos, Márcia Araújo, jovem de 15 anos, acompanhou alunos que, para ficarem a conhecer a modalidade, correram vendados. A atleta sublinhou que “a resposta foi muito positiva”. Domingos Vieira, atleta de boccia, frisou que a iniciativa “é um modo de dar a conhecer a modalidade aos mais jovens”, salientando, porém, que é preciso “mais promoção”.
O Comité Paralímpico Português leva o projecto do Dia Paralímpico a várias cidades e abrange não só escolas mas também empresas. O objectivo passar por demonstrar que o desporto é para todos.
Áudio:
Responsáveis e atletas do Comité Paralímpico descrevem o Dia Paralímpico Municipal
