Docente da UMinho lança obra sobre química e ópera

O autor junta as suas duas paixões numa obra em que liga a química e a ópera. João Paulo André, professor de Química da Universidade do Minho, lança esta quarta-feira o livro “Poções e Paixões – Química e Ópera”. A obra será apresentada pelo conhecido físico Carlos Fiolhais e conta ainda com um momento musical proporcionado pela soprano Elisabete Matos e o pianista Luís Pipa.
É sobretudo desde 2011 que João Paulo André leva a público as suas duas paixões: a química e a ópera. Deu várias palestras de êxito e publicou um artigo científico alusivo no Journal of Chemical Education, que foi o mais lido de 2013 nesse órgão de comunicação. A partir daí o autor deu entrevistas ao The Scientist (EUA), The Boston Globe (EUA), Ciência Hoje (Brasil) e Chemiextra (Suíça). Licenciado em Química pela Universidade de Basileia, é professor no Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho onde também investiga no Centro de Química.
O livro conjuga vários temas de clássicos como Tristão e Isolda, as mortes de Hamlet e Marilyn Monroe, entre outros. O propósito é demonstrar, nesta obra, o papel na ópera de substâncias químicas mais simples, como os metais, mas também das mais complexas, como poções, plantas venenosas e farmacêuticas, entre outras.
A obra é lançada esta quarta-feira, dia 6 de Junho, às 18h30, no Museu Nogueira da Silva, em Braga.
*Por Gonçalo Sales
