“É preciso criar um novo paradigma no combate às alterações climáticas”

As medidas nacionais do Bloco de Esquerda “inserem-se perfeitamente” no distrito de Braga. A garantia foi deixada esta quinta-feira à noite por José Maria Cardoso, numa sessão de apresentação do programa eleitoral para as legislativas, que aconteceu na junta de freguesia bracarense de São Victor.
O cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Braga destaca a emergência climática como uma das maiores preocupações do partido. “Há a necessidade de criar um novo paradigma, de refazer um conjunto de processos. Ora, isso insere-se perfeitamente no distrito”, começa por explicar.
José Maria Cardoso prossegue dando os exemplos do Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural do Litoral Norte de Esposende como espaços “onde deve ser reservado esse lado ambiental”. O investimento no serviço público também volta a ser uma das bandeiras do Bloco de Esquerda.
Com os novos moldes de gestão do Hospital de Braga já em funcionamento, o cabeça-de-lista distrital saúda “vivamente” o facto de ter passado totalmente para o domínio do Estado. Pegando no exemplo anterior, salienta também que a construção do novo estabelecimento hospital de Barcelos deve ser “uma prioridade”.
Quanto às condições de emprego, José Maria Cardoso considera que Braga é um distrito que “caracteriza muito bem essas dificuldades” na área. “Há crises constantes no têxtil no Vale do Ave e no Vale do Cávado, entre outros sítios”, concretiza.
José Gusmão também marcou presença em São Victor na sessão de apresentação do manifesto do Bloco de Esquerda para as legislativas. O membro da Comissão Política Nacional e agora eurodeputado considera o programa eleitoral referente à próxima legislatura “mais ambicioso” do que o anterior. “Fizemos uma política nos últimos anos que devolveu a esperança às pessoas e agora queremos ir mais longe”, assume.
Elogiando a parceria que foi feita com outros partidos mais à esquerda sobre algumas matérias, não esconde que houve também “muitas limitações”, como a legislação do trabalho, o investimento nos serviços públicos e na economia. “São essas limitações que achamos importante ultrapassar e pensamos que é possível ultrapassar se houver à esquerda do Partido Socialista um polo político muito forte de que o Bloco quer fazer parte”, atira.
“A nossa expectativa é batermo-nos pela eleição de um segundo deputado”
José Gusmão deixou elogios à lista que foi formada para o círculo eleitoral de Braga que concorre às eleições legislativas, agendadas para 6 de Outubro.
Para o eurodeputado bloquista, candidatos como José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, número um e número dois, respectivamente, são “um pouco a cara de uma parte do programa, que é a questão da valorização dos serviços públicos”, aludindo ao facto de serem os dois professores.
O objectivo mínimo de eleitos por Braga é um deputado, já assumido anteriormente. Ainda assim, acredita que é possível chegar a um segundo mandato. “A nossa expectativa para o distrito é confirmar a tendência de subida e batermo-nos pela eleição de um segundo deputado”, perspectiva José Gusmão.
TBG
