Eduardo Fernandes aponta à manutenção para o Xico

Eduardo Fernandes é o novo treinador do Xico Andebol. A equipa vimaranense foi, esta época, promovida à principal divisão do andebol nacional e irá ter no comando da equipa um jovem técnico natural da cidade vimaranense que, enquanto jogador, já alinhou pelo Xico Andebol.

Esta será uma época onde se espera que o Xico se mantenha na 1ª divisão. Eduardo Fernandes assume que o desafio é grande e fala numa luta de “David contra Golias”. “O desafio é grande, aliciante e gratificante. Vamos com a expectativa de fazer o melhor possível para alcançar o objectivo da manutenção”, afirmou aos microfones da RUM o técnico que perspectivou uma época muito intensa com uma luta aguerrida para a manutenção no escalão principal do andebol português.

“Lutar pela manutenção pode ser mais complicado e desgastante e isso mexe com a mentalidade e espírito dos atletas. Será complicado gerir isso, daí ser um trabalho exigente aquele que temos pela frente”, frisou o técnico.

Sobre o plantel, Eduardo Fernandes classifica o grupo como sendo “um misto de juventude e irreverência”. “A maior parte vem do ano passado, são jogadores habituados a outra realidade, logo inexperientes, e depois estamos a contar com dois cabo-verdianos – Gualter (universal) e Bruno (1.ª linha) -, que chegam de um campeonato muito diferente, mas contamos com o seu poderio físico e crescimento”, admitiu.

Recorde-se que da temporada passada transitam os guarda-redes Élcio Fernandes; José Carlos Moreira e Luís Castro, bem como os jogadores de campo Afonso Lima, Carlos Abreu, Cláudio Mota, Francisco Ribeiro, José Diogo Silva, José Santos, Luís Pereira, Luís Sarmento, Paulo Abreu, Ricardo Fortes e Rui Oliveira. Na pré-temporada, a equipa técnica contará com três atletas juniores: Manuel Lima; João Campos e Rui Araújo. 

Há pelo menos quatro reforços assegurados neste momento, uma vez que o Xico Andebol chegou a acordo com o pivot Francisco Fernandes, que na época passada jogou no A.A. Póvoa de Lanhoso e com António Salgado, que esteve em destaque no vizinho Fermentões. 

“A 1ª divisão é o campeonato onde o Xico deve estar. É um clube com tradições, pergaminhos, passou e passa por dificuldades, mas é na 1ª divisão que deve estar. A pressão para nos mantermos neste escalão é, por isso, muito, mas estamos cá para a luta”, atira o treinador vimarenense que vai assumir pela primeira vez o comando da equipa sénior do Xico Andebol, logo na 1.ª Divisão. Depois da experiência, na época passada, nos juniores e como adjunto da equipa principal, o antigo jogador terá agora a tarefa de manter o clube vimaranense no principal escalão do andebol nacional.

Os trabalhos de pré-temporada começam já esta quinta-feira, ao final da tarde, com o primeiro treino. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv