Elogio a Braga, crítica a Rui Rio. Santana Lopes no gnration

Pedro Santana Lopes passou ao início da tarde pela cidade de Braga. De visita às startups sedeadas no Gnration, o candidato à liderança do PSD fez-se acompanhar de Ricardo Rio, presidente da câmara municipal, para conhecer o trabalho desenvolvido pelas microempresas ali instaladas. Entre perguntas sobre o volume de negócios e o louvor ao dinamismo e criatividade empregue por cada uma das empresas, Santana Lopes dizia estar impressionado com “a inovação” que se respira dentro daquele edifício.

Serão cerca de 20 as empresas que hoje estão instaladas no antigo quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR). Paredes meias com a Startup Braga, o Gnration viu nascer 111 projectos de diferentes áreas. Esta foi uma aposta do município enquanto Capital Europeia da Juventude, em 2012, que terá gerado cerca de 400 postos de trabalho. A relação da autarquia com as startups leva Santana Lopes a referir que “este é um exemplo daquilo que Portugal deve fazer. Apostar nas startups, no empreendedorismo, na inovação. É importante para a que a nossa economia seja cada vez mais competitiva”, referiu.  Arte, ciência, inovação e cultura “têm que ser a força motriz de Portugal”. Sem saber se conta ou não com o apoio de Ricardo Rio na corrida à liderança do PSD, o candidato não poupou nos elogios à autarquia e à InvestBraga, classificando a dedicação das duas entidades como “exemplar”. No fim, o cumprimento e a saudação a Ricardo Rio: “Muitos parabéns! Sim senhor”.

Mas se um Rio merece palavras de apreço, o outro Rio nem por isso. A 13 de Janeiro, os militantes do Partido Social Democrata são chamados às urnas para escolherem o novo presidente do partido. Hoje, o Jornal Público e a Rádio Renascença dão a conhecer uma entrevista de Rui Rio, onde o social-democrata abre a possibilidade de negociações com o Partido Socialista. Apesar de ter lido “com alguma pressa”, Pedro Santana Lopes não se revê nas declarações do oponente. “O Partido Socialista fez a sua opção, toda a gente sabe qual é. Não faz sentido o PPD/PSD vir disponibilizar-se para apoiar um governo do PS”. Pedro Santana Lopes diz que as afirmações de Rui Rio demonstram “falta de confiança nas capacidades do partido”, palavras opostas à sua opinião de que “o PPD/PSD pode voltar a ser o maior partido do Governo”. “Sempre, sempre, sempre” as declarações de Rui Rio “são de proximidade ao Partido Socialista”, atitude “incompreensível para Santana Lopes.

Já o presidente do município de Braga, Ricardo Rio mostra-se agradado com os elogios de Santana Lopes ao trabalho da câmara municipal de Braga, mas continua sem revelar qual dos candidatos é que merece o seu apoio. “Só tomarei a minha decisão a 13 de Janeiro. Manterei esta neutralidade que assumi até ao final”. Em todo o caso o autarca considera que o “país precisa de um PSD forte”, até porque “Portugal necessita de uma oposição muito activa para estes tempos que se avizinham”, frisa.

Áudio:

Pedro Santana Lopes sobre o trabalho das startups instaladas em Braga.

Paulo Costa
Paulo Costa

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv