Em Famalicão, Idade Média é sinónimo de festa

Famalicão recua à Idade Média para recriar um dos períodos da história da Europa. De 5 a 8 de Julho, a cidade recorda a passagem e presença dos Vikings no território famalicense, em mais uma edição da Feira Medieval e Viking. Malabaristas, cavaleiros, bailarinas e mercadores vão invadir os jardins da Praça D. Maria II.

A edição de 2018 marca também uma viragem na organização. O evento organizado pela Escola Profissional CIOR em parceria com a Câmara Municipal ganha uma nova periodicidade, passando a realizar-se anualmente.

“É uma iniciativa que traz milhares de pessoas à cidade e que permite um reencontro com a nossa história e identidade. Proporciona a todos os famalicenses um tempo de qualidade não só ao nível do lazer, como também ao nível do contacto com a História do concelho, da região e do país”, assinala o autarca famalicense, Paulo Cunha.

Participam nesta recriação histórica cerca de 500 figurantes – a esmagadora maioria alunos da CIOR – que ao longo dos quatro dias do evento recriam a época, recorrendo à construção de personagens. Segundo o vereador da Cultura, Leonel Rocha, o ponto alto do programa acontece nos dias 6,7 e 8 com o “assalto ao castelo de Vermoim”.

A presença Viking no território de Famalicão faz parte da identidade territorial, estando devidamente registada nos “Annales Portucalenses Veteres”, que relatam uma incursão de normandos (“homens do Norte”), a 6 de Setembro de 1016, no território que hoje é o concelho de Vila Nova de Famalicão.

Paulo Costa
Paulo Costa

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv