Embaixador da Noruega: “Queremos cooperar com a UMinho”

Cooperar com a Universidade do Minho em áreas como a bio-sustentabilidade e a biodiversidade é uma ambição do embaixador da Noruega em Portugal, Anders Erdal. Esta manhã, à margem de uma visita à cidade de Braga, o representante daquele país nórdico disse estar interessado em estabelecer relações com Braga, especialmente com a Universidade do Minho.

A possibilidade está a ser equacionada, mas não será estabelecida de imediato: “Queremos cooperar com diferentes universidades em Portugal, em diferentes níveis: Universidade do Porto, Aveiro, Lisboa e Algarve, mas o especial foco no momento é cooperar com a Universidade do Minho, pois tem áreas como a bio-sustentabilidade e a biodiversidade. São absolutas possibilidades interessantes para o futuro”, revelava Anders Erdal depois de reunir como o presidente do município, Ricardo Rio.

O embaixador da Noruega frisa ainda que a sua missão em Portugal é avaliar possibilidades de investimento e facilitar a comunicação entre Portugal e Noruega. Braga é uma “região com tradições muito antigas, com indústrias diferentes, muito modernas e dinâmicas”. Tecnologia é outra das áreas referidas pelo representante norueguês em Portugal, mas para já não há nada em concreto que possa ser revelado.

“É para mim difícil dizer-lhe exactamente onde queremos investir, embora não seja verdadeiramente impossível. A minha missão aqui é ver que possibilidades é que existem e tentar torná-las mais fáceis. Falo em diferentes níveis: institucional, social e empresarial”, destaca.

Já o presidente do município, Ricardo Rio considera que esta relação com a Noruega é uma boa hipótese para Braga mostrar os seus serviços, mas também uma forma de replicar boas práticas daquele país. Este relacionamento internacional não foi apenas estabelecido com a Noruega, pois ao longo do mandato do actual presidente da Câmara Municipal embaixadores da Nigéria, Tailândia e Filipinas também visitaram a cidade para “melhorar as relações entre países”.

“Esta visita não se circunscreve apenas à Noruega, mas neste caso em particular estamos a falar de um dos países mais desenvolvidos do mundo, com projectos muito inovadores no ponto de vista da gestão da cidade. Queremos permitir uma relação directa entre instituições, nomeadamente a UMinho, INL e a Startup Braga”, acrescenta Ricardo Rio.

Paulo Costa
Paulo Costa

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv