Embaixador russo vê potencial na investigação da UMinho

O embaixador da Rússia em Portugal, Mikhail L. Kamynin, esteve hoje em Braga a convite do município e da InvestBraga. O diplomata, em funções no país desde Junho de 2018, visitou a Universidade do Minho e enalteceu o potencial de investigação científica da academia minhota. Mikhail L. Kamynin e reconheceu a possibilidade de haver “contacto científico” entre “a Universidade com universidades russas”. O embaixador aproveitou ainda para frisar a quantidade de estudantes russos na instituição de ensino superior.
Além da Universidade do Minho, o embaixador esteve no Altice FORUM Braga, onde destacou as instalações do espaço, revelando que a Rússia pode “organizar exposições e actividades culturais” no edifício. Mikhail L. Kamynin frisou “o grande potencial económico e científico” de Braga, acrescentando que a sua visita serviu para aumentar “o nível de relação bilateral entre Portugal e Rússia na esfera económica e de investimento”.
Na dimensão económica, o diplomata ressalvou a riqueza patrimonial e histórica de Braga, o que poderá levar ao crescimento do turismo russo em Braga . “Vamos fazer a promoção da cidade [de Braga] como um destino turístico para os russos. Uma das nossas tarefas é aumentar o número de turistas russos neste belo país”, explicou.
O convite ao embaixador russo partiu da InvestBraga. O seu presidente, Ricardo Rio, esclareceu que a visita “é importante para dar a conhecer o potencial que Braga tem nas várias dimensões”. O também presidente do município enalteceu “a referência mundial que é a Rússia, pelo potencial económico, dimensão demográfica e pela ligação histórica de mais de 240 anos entre os dois países”.
Rio explicou que o convite a Mikhail L. Kamynin serviu também para estreitar relações entre a cidade dos arcebispos e a Rússia, no “plano científico, na ligação às universidades, ao tecido económico e ao potencial turístico e cultural”, adiantando que já este ano podem acontecer iniciativas entre o município e o país russo.
Áudio:
O embaixador russo destaca o grande potencial económico e científico de Braga; Ricardo Rio frisa que a visita do diplomata vai servir para melhorar as relações entre a cidade e a Rússia
