Entram 100 mil viaturas por ano no parque do Bom Jesus

A cobrança de estacionamento no Bom Jesus estava englobada na estratégia da Confraria para a candidatura a Património da UNESCO. Em entrevista ao programa Campus Verbal, Varico Pereira, vice-presidente, explicou novamente as razões desta cobrança, sublinhando que “faz sentido” e tem resultado, até pela gestão do próprio tráfego automóvel.
A cobrança começou há dois anos, e desde então entraram, por ano, 100 mil viaturas no parque de estacionamento. O vice-presidente da Confraria lembrou que a proposta estava pensada “há muito tempo, mas havia dificuldades em implementá-la”. A decisão da cobrança arrancou depois de uma sugestão da UNESCO com o objectivo de “minimizar o impacto da massificação dos carros no Bom Jesus”, criando, ao mesmo tempo, “uma zona de controlo”. “Agora podemos fechar o acesso aos veículos automóveis quando tiver atingida a capacidade máxima de carga”, esclareceu.
Varico Pereira realça ainda que a cobrança de um euro foi uma ajuda importante para a concretização de algumas das obras a pensar na candidatura a património da UNESCO. Com a receita gerada através da medida, a Confraria “avançou com algumas obras”, além da possibilidade de criação de cinco postos de trabalhos. “São medidas destas que ajudam a provocar também o desenvolvimento dos territórios e que ajudam a que a visita seja mais qualificada”, notou.
Varico Pereira reconhece que muitos bracarenses não gostaram desta cobrança, mas lembra que no centro da cidade isso também acontece.
Além disso, o responsável sublinha que não há menos visitantes no Bom Jesus de há dois anos a esta parte. “Não notamos que as pessoas tivessem deixado de ir, notamos sim que há de facto uma afluência muito maior de gente a subir o escadório”, sublinhou Varico Pereira que deixou ainda para breve a revelação de dados “muito interessantes”, à conta do que tem sido possível perceber com o início das obras nos escadórios e capelas.
Varico Pereira lembrou ainda que para os utilizadores mais frequentes existe um cartão anual em que por um custo de 10 euros, é possível estacionar no Bom Jesus o ano inteiro.
Áudio:
Varico Pereira em entrevista ao programa Campus Verbal
