Erros corrigidos. CAM assegura melhor Rampa de sempre

Está a chegar “a melhor Rampa da Falperra de sempre”, defende o novo presidente do CAM. A prova, que decorre de 11 a 13 de Maio foi apresentada ao final da tarde desta segunda-feira no Salão Nobre do Theatro Circo. Rogério Peixoto disse aos jornalistas que o relatório da edição anterior “foi extremamente penalizador” e que, agora, “todos os problemas vão ser resolvidos”. Em causa esteve o cumprimento dos horários, as condições de segurança, a actuação em pista e a distribuição dos prémios. “Todos aqueles pontos negativos que tivémos pela FIA foram reconsiderados, foram e vão ser melhorados”, garantiu à imprensa o presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM).

Entre as novidades deste ano constam a transmissão via streaming e a cobrança para assistir na bancada com pouco mais de 400 lugares que será instalada junto à curva do Papa. 

A Rampa da Falperra vai custar mais de 100 mil euros, sendo que metade desse valor é financiado pelo IPDJ. “São custos elevados e o único apoio que temos é do IPDJ, portanto (a cobrança de bilhetes na bancada) é um contributo”. “Pedimos desculpa, mas se as pessoas não querem que a Rampa desapareça vão ter que nos ajudar”, insistiu o presidente do CAM.

A prova de 2018 contará com a presença de 120 pilotos de quinze países europeus. 35 pilotos estão inscritos no Campeonato da Europa de Montanha FIA, 65 pilotos do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e 20 pilotos inscritos no Troféu Kia Picanto GT Cup.

Entre as novidades de 2018, além do streaming, constam ainda a sonorização em quatro pontos do traçado e uma causa social. Desta vez, a Rampa da Falperra associa-se à causa Semear Portugal/Por Braga.

Presente na apresentação da prova, o autarca de Braga, Ricardo Rio, saudou precisamente a iniciativa solidária da Juventude Popular (Semear Portugal), uma vez que em 2018 o cenário da Rampa da Falperra será diferente do habitual. “O cenário com que os visitantes se vão confrontar não é aquele que todos gostaríamos e a que estamos habituados. Só quem lá vai é que percebe a amplitude da tragédia do passado dia 15 de Outubro”, começou por referir, incentivando os amantes da rampa a participar em causas amigas da floresta.

Sobre a prova, Ricardo Rio sublinhou que em 2018 o CAM é a verdadeira bandeira do desporto automóvel em Braga. O autarca enalteceu “o esforço do CAM de responder a patamares cada vez mais exigentes da FIA”. “Sabemos de algumas das dificuldades e colocamo-nos desde a primeira hora ao lado do CAM”, defendeu.

Para a edição deste ano o município investiu mais 30 mil euros para dotar todo o percurso de todas as exigências de segurança da FIA.

Programa Rampa da Falperra


Sexta-feira – 11 de Maio:

(10h00 – 16h15) Verificações administrativas no edifício gnration 

(10h30 – 18h25) Verificações técnicas (Largo do Pópulo)

(14h00 – 20h00) Exposição de Viaturas na Avenida Central

(18h30) Briefing de Pilotos (Lustre – Largo do Pópulo)

(19h30) Apresentação de pilotos e desfile de viaturas (Avenida Central)

Sábado – 12 de Maio

6h30 – Fecho da Pista (KM 30 Estrada Nacional 309)

8h00 – Treinos Oficiais 1

10h00 – Treinos Oficiais 2

12h30 – Treinos Oficiais 3 (CEM FIA) e subida oficial 1 (CPM JC Group e Troféu Picanto GT Cup)

15 min após final : Afixação das classificações

Desfile de Clássicos : secção de clássicos do CAM

Domingo – 13 de Maio

6h30 – Fecho da Pista

8h00 – Treinos Livres

9h30 – Subida Oficial 1 e Subida Oficial 2

11h30 – Subida Oficial 2 e Subida oficial 3

14h30 – Entrega de Prémios (Tenda junto ao Parque Fechado)

Preços bilhetes bancada (inclui estacionamento): 15 euros/dia

Bilhetes bancada e zona VIP: 30 euros/dia 50euros dois dias

A organização alerta ainda todos os que queiram assistir ao evento que está disponível o acesso (pedonal) Caminho de Santiago – Falperra desde parque da partida até à curva do restaurante.

A prova conta agora com um novo site www.rampadafalperra.pt

Conselhos úteis:


– Circule com cuidado e nos trilhos previamente marcados;

– Assista à prova nos locais assinalados e autorizados;

– Não deixe lixo na floresta

– Colabore com a organização e respeite as normas de segurança.

Áudio:

Prova foi apresentada pelo novo presidente do CAM, Rogério Peixoto

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv