Escola de Arquitectura da UMinho celebra 20 anos

A Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM) celebra, esta quarta-feira, o seu 20º aniversário, com um programa que inclui aulas inaugurais, exposições, para além da cerimónia comemorativa com a presença do vice-reitor Rui Vieira e Castro.
O evento inicia às 16h, no auditório da EAUM do campus de Azurém, em Guimarães, com a aula inaugural da licenciatura em Design de Produto “Dez Aforismos de Projeto”, pelo professor Francisco Providencia, seguida da inauguração da exposição “Centro Equestre – habitar a madeira (Ginásio’UM)”, do arquiteto Carlos Castanheira. Às 17h30 inicia-se a sessão comemorativa do 20º aniversário da EAUM, que integra a aula inaugural do mestrado integrado em Arquitetura “How to make architects – some reflections on the situation in Winterthur and elsewhere”, pelo professor Stephan Mäder.
De seguida, decorre a abertura da exposição “Teófilo Rego. Arquitectura Moderna – Registos de um fotógrafo”, no Museu. O programa inclui ainda as exposições “Coisas Raras”, na Biblioteca Nuno Portas, e “A+D 1516” (melhores trabalhos académicos de 2015/16). As comemorações terminam às 20h com a Festa EAUM.
Num balanço destes vinte anos, Maria Manuel Oliveira assume que a Escola de Arquitectura ganhou uma posição no panorama nacional, e anuncia duas novas ofertas de cursos, que se juntarão ao Mestrado Integrado em Arquitectura e à licenciatura em Design de Produto. “É uma data realmente importante e neste momento ainda mais, porque é uma altura em que a escola está com novos projectos educativos. Submetemos candidaturas para uma licenciatura em Artes Visuais e para um Mestrado em Design de Produto e Serviços”.
A Escola de Arquitectura já formou mais de 500 arquitectos e cerca de 30 designers de produto.
