Escola de Medicina avança com Centro Médico Digital

A Escola de Medicina da Universidade do Minho assinou, esta segunda-feira, um protocolo com a ARS – Norte.
Começa assim a ganhar forma o Centro Médico Digital, que pretende prestar cuidados de saúde através das Unidades de Saúde Familiares (USF) e das novas tecnologias.
Este Centro, explicou o presidente da Escola de Medicina, Nuno Sousa, vai permitir “estar ao lado dos profissionais de saúde e ajudá-los no combate à doença crónica”, que, defende Nuno Sousa, “é algo que se pode fazer com recurso a novas tecnologias digitais, quer ao nível da formação e da acção, para ajudar a melhorar os cuidados de saúde dos portugueses”.
Projeto vai ser testado no próximo ano
O projeto piloto arranca já em 2019 e durante um ano testar-se-á a viabilidade do Centro, que abrange três plataformas: “Uma que faz acompanhamento de doentes e a sua triagem, outra que ajuda na monitorização de diabetes tipo 2 e outra nos casos de hipertensão arterial”.
No final do primeiro ano, que servirá de teste à eficácia do projecto, se os resultados “se mostrarem promissores”, o Centro de Medicina Digital passará a “escalar para dimensões regionais, nacionais e internacionais”.
O Centro De Medicina Digital trabalha em articulação com as USF’s, que serão o elo de ligação do doente à plataforma.
“As pessoas vão aceder a este Centro de Medicina Digital através das suas USF’s, que, obviamente, corre nas vulgares apps e na internet, onde podem ter um apoio adicional feito através dos profissionais de saúde”, detalhou o presidente da EMUM.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, marcou presença na sessão de aniversário da Escola de Medicina da UMinho e considera que este Centro “é fruto do pensar mais longe” com que a Escola de Medicina da UMinho tem pautado a sua acção. “Acho uma ótima oportunidade para todos, para conseguirmos não só mais formação e investigação, mas, acima de tudo, melhores cuidados de saúde”, acrescentou.
O protocolo de colaboração entre a Escola de Medicina da Universidade do Minho e a ARS Norte foi celebrado na manhã desta segunda-feira. O Centro de Medicina Digital deve entrar em funcionamento, no decorrer do próximo ano.
*Por Liliana Oliveira
Áudio:
Nuno Sousa, presidente da EMUM, e Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, falam da relevância do Centro de Medicina Digital.
